Para abrir uma franquia de cafeteria é preciso mais do que gostar de um cafezinho. Saiba mais sobre o perfil ideal do franqueado no blog da Havanna!

Franquia de cafeteria: qual o perfil do franqueado?

Em qualquer possibilidade de negócio, o empresário precisa ter disposição para buscar oportunidades, sério comprometimento a longo prazo, capacidade de gestão, habilidade para trabalhar em equipe, entre outras virtudes.  No modelo de franquia de cafeteria não é diferente, e o perfil do franqueado ganha ainda mais algumas peculiaridades. E saiba que ser um amante do café quentinho e saboroso é só uma delas!

Acompanhe a seguir se o seu perfil de empreendedor se encaixa com o de um franqueado para cafeteria. Vamos lá?

Por que investir em uma franquia de cafeteria?

Um modelo de negócio estabelecido e em franca expansão, as franquias têm seu próprio método de funcionamento.

Os direitos de patente, de produtos ou de serviços são cedidos ao franqueado, em contrato firmado entre o franqueado e o franqueador.

Dentro desse setor, as franquias de cafeteria têm se apresentado como um investimento seguro e sólido, afinal o café é uma paixão nacional.

Mais do que isso, os brasileiros são fervorosos adeptos a tirar um momento para tomar café e jogar um pouco de conversa fora, de preferência em um ambiente receptivo, acolhedor e estiloso, um ponto de encontro como uma cafeteria.

Outras razões para apostar em uma franquia de cafeteria são:

  • Baixo investimento inicial e ótimo potencial de lucratividade;
  • As franquias possuem taxas de fechamento de apenas 3%, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os outros modelos de empresas possuem uma taxa de fechamento de 23%;
  • Tranquilo e funcional, o ambiente da cafeteria é um ótimo lugar de encontro, seja para reuniões de trabalho ou para momentos de lazer;
  • Garantia de maior segurança financeira, menos despesas imprevistas e apoio da marca em todas as etapas de instalação do negócio; 
  • Os produtos da franquia já são testados, consumidos e conhecidos pelo público que se identifica com a marca. 

Qual o perfil adequado para um franqueado de cafeteria?

O boom pelo qual atravessam as franquias de alimentação no Brasil, transformam a franquia de uma cafeteria em algo tentador, uma vez que é intrínseco ao brasileiro o costume de beber café em vários momentos do dia. Essa cultura, aliás, faz do país o 2º maior consumidor da bebida no mundo

Porém, apenas dinheiro e disposição para o trabalho não são características suficientes para que alguém se encaixe no perfil de um franqueado para uma franquia de cafeteria.

É difícil definir um modelo de administrador perfeito para uma cafeteria, mas com certeza há alguns aspectos que precisam ser levados em consideração. 

Confira a seguir se você tem as habilidades necessárias para investir em uma franquia de cafeteria:

Interesse pelo segmento 

É fundamental para quem está nesse ramo estar sempre atualizado e afinado com as novidades do segmento de cafeterias, pois a competitividade entre os estabelecimentos é muito grande, seja no franchising ou não.

Sempre busque expandir o conhecimento sobre o mercado em geral e os produtos oferecidos pela sua franquia. 

Esse interesse talvez seja tão mais importante do que ter um passado de experiência dentro da administração de empresas, uma vez que é costume da franqueadora garantir aos franqueados, noções básicas de gestão para administrar a própria unidade. 

Habilidade para construir uma boa rede de relacionamentos

Saber se relacionar com clientes e gerenciar a equipe de funcionários é primordial no dia a dia de uma cafeteria. 

É importante, por exemplo, estar por dentro dos produtos oferecidos. Isso o colocará em vantagem nas conversas com clientes sobre o mercado de cafeterias, as qualidades e características dos diferentes tipos de café ou até mesmo ao repassar novas demandas para seu time de colaboradores.

São necessárias qualidades como empatia, simpatia, paciência e maturidade para administrar clientes e colaboradores, pois o sucesso do projeto envolve pessoas.

Disponibilidade para estar de olho no negócio

Estar à frente do negócio, ao invés de delegar absolutamente tudo para um gerente administrar, é o melhor caminho.

De perto, no dia a dia, é possível entender a operação, conhecer as pessoas que trafegam pelo ambiente, saber cobrar os funcionários, observar as dificuldades e como resolvê-las.

É notório que ter alguns auxiliares em cargos estratégicos é básico para qualquer empreendedor, até mesmo para ter momentos de descanso. Mas como diz o ditado popular “o olho do dono é que engorda o gado”, ou seja, a participação efetiva é vital nesse modelo de gestão. 

Seja um franqueado Havanna e faça parte deste mercado

Com mais de 80 anos de tradição e presença em mais de 12 países, a Havanna é sinônimo de autenticidade com o legítimo doce de leite argentino, uma experiência de consumo única e produtos exclusivos. 

Além do enorme alcance de uma marca de renome internacional, o franqueado tem à disposição diferenciais que o auxiliam desde o início, como a análise de viabilidade do ponto comercial, projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional, apoio de marketing, entre muitos outros. 

Ficou curioso sobre o retorno que a Havanna pode oferecer como modelo de franquia? Clique aqui e entre para a franquia com maior capacidade de expansão no Brasil. 

Compartilhe:

Leia também: