Quem está procurando por um novo investimento, uma franquia de cafeteria pode ser a escolha mais assertiva!
A maior vantagem é, sem dúvidas, que o brasileiro é um grande apaixonado pelo café, seja café coado, café expresso, café com leite, cappuccino, macchiato, café latte e suas tantas variações. Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), aliás, só a água ultrapassa o café como bebida mais consumida no país.
O consumo no Brasil voltou a aumentar em 2023 e, segundo as pesquisas para 2024, há uma estimativa de crescimento de 4,1%. Isso sem contar que o país é um dos principais produtores do grão no mundo.
Além disso, a média diária nacional de café é de 3,8 xícaras, o que coloca o Brasil como um dos 20 países que mais consomem o grão no mundo! Em vista disso, a procura por essa bebida (e suas variações) é sempre constante.
E, se você está buscando por um negócio certeiro, uma franquia de cafeteria pode ser a opção ideal! O blog da Havanna lista algumas das principais vantagens de investir nesse modelo de negócio. Vamos lá?
O que é uma franquia de cafeteria?
Franquia é um modelo de negócio em que uma determinada marca cede os direitos de patente, de produtos ou de serviços ao franqueado.
Por meio de um contrato firmado com o franqueador (responsável pela empresa “‘principal”, que foi transformada em franquia), o empreendedor detém o direito de uso de uma marca já estabelecida.
A credibilidade de um negócio já convencionado proporciona um ponto de partida sólido. Como não é um lançamento novo, o empresário não precisa de “sorte” para que o público comece a gostar do seu estabelecimento.
Esse modelo garante segurança financeira. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado faturou R$ 43,3 bilhões só no primeiro trimestre de 2022.
Por que apostar em franquia de cafeteria?
Em geral, as franquias contam com uma gestão de negócio pronta e um suporte abrangente, incluindo treinamento, orientação operacional e acesso a fornecedores confiáveis, simplificando consideravelmente o processo de início e de consolidação da loja.
Uma das grandes vantagens competitivas advém do compartilhamento de boas práticas e estratégias que já se mostraram eficazes em outras unidades da franquia.
Com o café sempre em alta e um modelo de negócio assertivo, o sucesso é certo! Investir em uma franquia de cafeteria proporciona a segurança de um modelo consolidado e tradicional no mercado, além de ser um estabelecimento que está vinculado ao segmento alimentício, que sempre se destaca em relação a números.
Mas vale lembrar que é importante saber se esse formato se encaixa com o seu perfil. Saiba mais aqui.
Benefícios de investir nesse modelo de negócio
Alguns dos principais motivos para investir em uma franquia de cafeteria são:
Uma paixão nacional
Como os números mostram, para o brasileiro, sempre é tempo de tomar um (bom) cafezinho. Isso certamente é um indicador para investir em uma franquia que envolve a bebida.
Vale ressaltar, no entanto, que a cafeteria é um negócio com muitas possibilidades. A Havanna, por exemplo, conta com um portfólio consagrado, que inclui alfajores e doces clássicos.
Ou seja, ser um franqueado Havanna é estar associado a uma dupla operação: de cafeteria e de doceria.
Baixo investimento inicial
Considerando o potencial de lucratividade, o suporte sólido e o portfólio de produto pronto, um modelo de negócio como esse, com foco em café, exige um baixo investimento inicial.
Por ser um estabelecimento super-representativo e identitário, é muito mais fácil atrair a clientela e fidelizar o público.
Ponto de encontro
Além de ser muito escolhida para momentos de relaxamento, a cafeteria é um ponto comercial flexível, diferentemente de outros estabelecimentos alimentícios, e também atende necessidades específicas, incluindo reuniões de trabalho.
Em vista disso, a franquia de cafeteria acaba se tornando um ponto de encontro extremamente procurado pelos brasileiros.
Mais segurança financeira
Começar uma marca do zero é muito desafiador e há muito risco de falência, diferentemente das franquias. Elas garantem mais segurança financeira, um risco menor de despesas imprevistas e menos gastos extras.
O franqueado encontra o apoio da marca em todas as etapas, desde o plano de negócio e implementação ao treinamento e capacitação da equipe.
Além disso, ao optar por uma franquia consolidada, a chance de sucesso é muito maior. A Havanna, por exemplo, tem lojas franqueadas no Brasil e em outros 11 países, incluindo Estados Unidos, Argentina e Espanha.
Projeto de marketing feito
Ao apostar nesse modelo de negócio, o empreendedor evita grandes gastos com marketing. Afinal, a marca avaliou, testou e posicionou os produtos que estão no mercado e que já são consumidos. Com isso, há um público consolidado e que se identifica com aquele estabelecimento.
Mas vale lembrar que, embora existam muitas facilidades, é indispensável que o empreendedor tenha noções básicas de administração para que a unidade não vá à falência.
Seja um franqueado Havanna!
A Havanna é uma marca supertradicional no mercado e com reconhecimento nacional e internacional.
Com um portfólio completo, que inclui produtos premium e exclusivos, como o famoso doce de leite argentino, e uma experiência de consumo único, a Havanna confere vivências e sabores que os brasileiros se surpreendem e se identificam.
Aos franqueados, há uma série de facilidades incluídas no contrato de negócio. São elas: projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, suporte operacional, apoio de marketing e trade marketing, consultoria de campo, software de gestão, SAF – serviço de atendimento ao franqueado, e treinamento e capacitação.
Ficou interessado em ser um franqueado? Saiba mais aqui!