Franquia de cafeteria: um segmento sempre aquecido

Franquia de cafeteria: um segmento sempre aquecido

Quem está procurando por um novo investimento, uma franquia de cafeteria pode ser a escolha mais assertiva! 

A maior vantagem é, sem dúvidas, que o brasileiro é um grande apaixonado pelo café, seja café coado, café expresso, café com leite, cappuccino, macchiato, café latte e suas tantas variações. Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), aliás, só a água ultrapassa o café como bebida mais consumida no país.  

O consumo no Brasil voltou a aumentar em 2023 e, segundo as pesquisas para 2024, há uma estimativa de crescimento de 4,1%. Isso sem contar que o país é um dos principais produtores do grão no mundo. 

Além disso, a média diária nacional de café é de 3,8 xícaras, o que coloca o Brasil como um dos 20 países que mais consomem o grão no mundo! Em vista disso, a procura por essa bebida (e suas variações) é sempre constante.

E, se você está buscando por um negócio certeiro, uma franquia de cafeteria pode ser a opção ideal! O blog da Havanna lista algumas das principais vantagens de investir nesse modelo de negócio. Vamos lá?

O que é uma franquia de cafeteria?

Franquia é um modelo de negócio em que uma determinada marca cede os direitos de patente, de produtos ou de serviços ao franqueado. 

Por meio de um contrato firmado com o franqueador (responsável pela empresa “‘principal”, que foi transformada em franquia), o empreendedor detém o direito de uso de uma marca já estabelecida.

A credibilidade de um negócio já convencionado proporciona um ponto de partida sólido. Como não é um lançamento novo, o empresário não precisa de “sorte” para que o público comece a gostar do seu estabelecimento. 

Esse modelo garante segurança financeira. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado faturou R$ 43,3 bilhões só no primeiro trimestre de 2022. 

Por que apostar em franquia de cafeteria?

Em geral, as franquias contam com uma gestão de negócio pronta e um suporte abrangente, incluindo treinamento, orientação operacional e acesso a fornecedores confiáveis, simplificando consideravelmente o processo de início e de consolidação da loja. 

Uma das grandes vantagens competitivas advém do compartilhamento de boas práticas e estratégias que já se mostraram eficazes em outras unidades da franquia.

Com o café sempre em alta e um modelo de negócio assertivo, o sucesso é certo! Investir em uma franquia de cafeteria proporciona a segurança de um modelo consolidado e tradicional no mercado, além de ser um estabelecimento que está vinculado ao segmento alimentício, que sempre se destaca em relação a números.

Mas vale lembrar que é importante saber se esse formato se encaixa com o seu perfil. Saiba mais aqui. 

Alguns dos principais motivos para investir em uma franquia de cafeteria

Benefícios de investir nesse modelo de negócio

Alguns dos principais motivos para investir em uma franquia de cafeteria são:

Uma paixão nacional

Como os números mostram, para o brasileiro, sempre é tempo de tomar um (bom) cafezinho. Isso certamente é um indicador para investir em uma franquia que envolve a bebida. 

Vale ressaltar, no entanto, que a cafeteria é um negócio com muitas possibilidades. A Havanna, por exemplo, conta com um portfólio consagrado, que inclui alfajores e doces clássicos. 

Ou seja, ser um franqueado Havanna é estar associado a uma dupla operação: de cafeteria e de doceria.  

Baixo investimento inicial

Considerando o potencial de lucratividade, o suporte sólido e o portfólio de produto pronto, um modelo de negócio como esse, com foco em café, exige um baixo investimento inicial. 

Por ser um estabelecimento super-representativo e identitário, é muito mais fácil atrair a clientela e fidelizar o público. 

Ponto de encontro 

Além de ser muito escolhida para momentos de relaxamento, a cafeteria é um ponto comercial flexível, diferentemente de outros estabelecimentos alimentícios, e também atende necessidades específicas, incluindo reuniões de trabalho. 

Em vista disso, a franquia de cafeteria acaba se tornando um ponto de encontro extremamente procurado pelos brasileiros. 

Mais segurança financeira

Começar uma marca do zero é muito desafiador e há muito risco de falência, diferentemente das franquias. Elas garantem mais segurança financeira, um risco menor de despesas imprevistas e menos gastos extras.

O franqueado encontra o apoio da marca em todas as etapas, desde o plano de negócio e implementação ao treinamento e capacitação da equipe. 

Além disso, ao optar por uma franquia consolidada, a chance de sucesso é muito maior. A Havanna, por exemplo, tem lojas franqueadas no Brasil e em outros 11 países, incluindo Estados Unidos, Argentina e Espanha. 

Projeto de marketing feito

Ao apostar nesse modelo de negócio, o empreendedor evita grandes gastos com marketing. Afinal, a marca avaliou, testou e posicionou os produtos que estão no mercado e que já são consumidos. Com isso, há um público consolidado e que se identifica com aquele estabelecimento. 

Mas vale lembrar que, embora existam muitas facilidades, é indispensável que o empreendedor tenha noções básicas de administração para que a unidade não vá à falência. 

Seja um franqueado Havanna!

A Havanna é uma marca supertradicional no mercado e com reconhecimento nacional e internacional. 

Com um portfólio completo, que inclui produtos premium e exclusivos, como o famoso doce de leite argentino, e uma experiência de consumo único, a Havanna confere vivências e sabores que os brasileiros se surpreendem e se identificam. 

Aos franqueados, há uma série de facilidades incluídas no contrato de negócio. São elas: projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, suporte operacional, apoio de marketing e trade marketing, consultoria de campo, software de gestão, SAF – serviço de atendimento ao franqueado, e treinamento e capacitação.

Ficou interessado em ser um franqueado? Saiba mais aqui!

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