Franquias e licenciamento

Entenda as principais diferenças entre franquia e licenciamento

Abrir um negócio fazendo uso de uma marca já reconhecida no mercado traz maior segurança para o empreendedor. Por isso, muitos empreendedores de primeira viagem optam por formatos como franquia e licenciamento de marcas. 

Embora sejam dois modelos de negócio distintos, o conceito de cada um acaba causando confusão entre os investidores que estão iniciando a pesquisa sobre o assunto. 

Confira abaixo como funciona cada modelo e suas principais vantagens!

O que é uma franquia?

O modelo de franquia consiste na concessão do direito de uso da marca por parte do franqueador para outros empreendedores, que passam a ser franqueados. O modelo é praticamente uma “clonagem” de um negócio já existente, oferecendo o mesmo tipo de produto ou serviço. 

A padronização é um aspecto fundamental em uma franquia, desde o atendimento até a comunicação visual da loja. Com isso, a marca constrói uma boa reputação entre os consumidores e é reconhecida onde quer que ela esteja.

O empreendedor interessado em fazer um investimento nesse tipo de negócio precisa saber que, apesar de ser dono de uma unidade, precisará respeitar o padrão de qualidade e as diretrizes impostas pelo franqueador.

Vantagens

O franqueado recebe todo o suporte, treinamento e know-how do franqueador, facilitando o desenvolvimento do negócio. Além disso, a loja já será reconhecida pelo público e terá um público-alvo já definido, o que é algo interessante para jovens empreendedores. 

Quando surgirem dúvidas ou problemas, o franqueado pode recorrer ao franqueador e contar com o apoio dos consultores de campo. Por fim, as franquias replicam modelos de negócio que já foram testados e aprovados pelo público, dando maior segurança ao investidor.

O que é licenciamento?

Neste modelo, o empreendedor compra uma licença para usar o nome da marca e comercializar seus produtos e serviços. Um exemplo disso são programas de TV e artistas, que licenciam suas respectivas imagens para outros produtos, como: camisetas, canecas, entre outros.

O licenciamento também é uma forma de atrair público, sem perder autonomia no negócio. Uma loja, por exemplo, pode vender produtos licenciados, mas continuará vendendo os seus próprios itens também. Assim, a marca é utilizada apenas para aumentar o número de consumidores e ter uma renda extra.

Vantagens

O empreendedor que compra a licença para a comercialização de produtos pode se aproveitar da marca para conseguir uma renda extra. No entanto, essa venda precisa ser feita de acordo com as diretrizes da empresa matriz. Esse tipo de modelo também garante mais autonomia para o empreendedor.

Diferenças

A principal diferença entre franquia e licenciamento é que os licenciados são responsáveis pela própria gestão, com pouco suporte do licenciador. Se, por um lado, isso garante mais liberdade criativa para operar a unidade, por outro, aumentam os riscos.

Além disso, os licenciados estão isentos da taxa de adesão à marca. Já em franquias, é necessário o pagamento de taxas. O licenciado também decide o quanto quer investir em publicidade e escolhe os locais de exposição dos produtos.

O contrato de licenciamento é mais curto que o de franquias e também envolve menores valores nas cobranças. 

Já uma rede de franquias vai oferecer aos franqueados todo tipo de treinamento e orientação necessária para o sucesso da unidade. Assim, a criatividade será mais limitada, mas o empreendedor estará seguindo uma receita de sucesso que já deu certo. 

Os franqueados precisam pagar taxas como royalties e fundo de propaganda. Durante toda a operação do negócio, será necessário manter contato com o franqueador para atualização de diretrizes e recebimento de novos produtos.

Qual opção escolher?

Antes de tomar uma decisão, o empreendedor precisa considerar alguns cenários. Se ele possui pouca experiência em empreender, as redes de franquia são mais recomendadas, pois o suporte do franqueador é obrigatório por lei

Embora no licenciamento não haja taxas, o investidor ficará sem suporte para resolver os problemas, sendo esta opção mais recomendada para empreendedores experientes, que já tenham um padrão de qualidade mínimo e uma ideia sólida em mente. 

Além disso, o franchising apresenta diferentes formatos de negócio e dos mais diversos segmentos. Ou seja, sempre haverá um modelo que se encaixa no seu perfil.

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