Franquia de cafeteria: um segmento sempre aquecido

Franquia: tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de negócio

Ao decidir investir em franquia e optar por uma marca já consolidada no mercado, o empreendedor tem o apoio de uma rede que apresenta resultados positivos, sentindo-se mais seguro para aplicar o seu dinheiro.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias segue em desenvolvimento no Brasil, com saldo positivo entre a abertura e fechamento de unidades. No primeiro trimestre de 2023, houve um saldo de 2,4%. Ao todo foram 5% de novas operações e 2,6% de operações encerradas.

Ainda de acordo com a ABF, cerca de um terço dos novos franqueados é empresário em busca de novas oportunidades. Esse público saltou de 29% em 2022 para 34,9% em 2023.

O blog da Havanna explica como funciona uma franquia e quais as vantagens de se investir nesse modelo de negócio. Vamos lá?

Como funciona a franquia?

O modelo de franquia é um sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e/ou serviços, explica o Sebrae.

Atribuições do franqueado

Segundo o Sebrae, de modo geral, pode-se dizer que o franqueado irá:

  • Gerir pessoas;
  • Calcular e correr riscos;
  • Tomar decisões gerenciais;
  • Manter a contabilidade em dia;
  • Participar do dia a dia da operação.

O franqueado recebe todo o apoio da marca, desde a instalação até a unidade franqueada entrar em operação. Tudo isso é feito seguindo os padrões de qualidade exigidos pela franqueadora. 

Uma franquia é um modelo de negócio que concede a licença de uso da marca. Como a marca já foi testada no mercado, isso reduz os riscos de um negócio iniciante. 

Todavia, são fornecidos também ao franqueado o know-how, que reduz o tempo de implantação, a otimização dos recursos utilizados e os riscos de insucesso. As estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos pelo franqueador também são oferecidos ao investidor.

Para regulamentar o setor de franchising no Brasil, existe a lei 13.966, que orienta sobre quais são as obrigações de franqueado e franqueadora, taxas e contratos, por exemplo.

Seja um franqueado Havanna!
A Havanna tem lojas franqueadas no Brasil e em outros 11 países, incluindo Estados Unidos, Argentina e Espanha.

Taxas do mercado de franquia

Ao se tornar franqueado de uma marca, o investidor terá que pagar algumas taxas. Veja quais são:

Taxa de franquia: é uma taxa única paga quando se assina o contrato com a marca. O valor cobrado é utilizado pela franqueadora para cobrir custos com implantação da unidade, treinamento de equipe, suporte, etc. 

Royalties: são cobrados geralmente de forma mensal. A cobrança é feita normalmente sobre o faturamento bruto da unidade ou sobre compras. O valor é pelo uso constante da marca e para custear a estrutura de suporte oferecido ao franqueado, além de serviços eventuais prestados pela rede.

Fundo de Propaganda/Marketing: é a contribuição mensal do franqueado destinado ao marketing institucional para fortalecimento da marca em âmbito nacional. O valor é geralmente cobrado sobre o faturamento bruto ou sobre compras e podem variar de 2% a 5%. A cobrança é para custeio de marketing e propagandas da marca no mercado.

Taxa de tecnologia ou sistema: cobrada mensalmente. Esse valor é destinado à manutenção e melhoria no sistema de tecnologia utilizado pela franqueadora.

Divisão dos segmentos de franquias

No Brasil, existem 11 segmentos de franquias. Eles estão divididos em:

  • Alimentação;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar;
  • Serviços e Outros Negócios;
  • Moda;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Serviços Educacionais;
  • Casa e Construção;
  • Serviços Automotivos;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Limpeza e Conservação.

Franquias em números

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um dos segmentos de franquias que teve o faturamento mais alto no 1º trimestre de 2023, no Brasil, foi o de alimentação.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um dos segmentos de franquias que teve o faturamento mais alto no 1º trimestre de 2023, no Brasil, foi o de alimentação.

A pesquisa de desempenho do setor de franchising (franquia, na tradução livre), feita pela ABF, indica que houve um crescimento no setor de franquias de 17,2% no 1º trimestre de 2023, no Brasil, se comparado ao mesmo período de 2022. Nesse período, a receita passou de R$ 43 bilhões para R$ 50 bilhões. Já no 2º trimestre, o crescimento foi de 16,8%, com faturamento de R$ 48 bilhões.

A pesquisa de desempenho do setor de franchising (franquia, na tradução livre), feita pela ABF, indica que houve um crescimento no setor de franquias de 17,2% no 1º trimestre de 2023,

Seja um franqueado Havanna

Reconhecida internacionalmente, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.

Se somadas as unidades brasileiras com as de outros países como Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, o número chega a 2.500 pontos de venda. 

A marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.

Durante a pandemia, o faturamento da Havanna cresceu 115%, o que comprova que o segmento de alimentação é um bom investimento.

Para saber mais sobre como se tornar um franqueado Havanna, clique aqui.

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