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Marketing além da franquia: quais estratégias o franqueado pode implementar?

É claro que as franquias devem realizar ações de marketing para divulgar seus produtos. E também é fato que as unidades dos franqueados vão ser impactadas com essas campanhas. Mas as lojas também podem aplicar suas próprias estratégias

Ter um plano de marketing é fundamental para fortalecer os laços com os clientes e atrair e reter novos consumidores. Além disso, contar com estratégias locais para divulgar a sua unidade faz a diferença

Pensando nisso, o blog de franquias da Havanna traz mais alguns detalhes sobre quais meios o franqueado pode utilizar para promover a sua loja. Confira!

O que é marketing de uma franquia?

De modo geral, marketing diz respeito às estratégias e atividades implementadas para garantir o sucesso de uma marca, incluindo ações que impulsionam seus produtos e/ou seus serviços

E quando uma empresa decide expandir por meio do modelo de negócio de franquia, ela concede a outros empreendedores (franqueados) o direito de operar uma unidade da sua marca em troca de taxas e royalties. Conheça mais sobre as obrigações do franqueador e do franqueado aqui.

Consequentemente, suas principais ações e campanhas, que geralmente são voltadas à divulgação global e institucional, também vão impactar as vendas dos seus franqueados. Elas são aplicadas com os recursos do fundo de propaganda.

Fundo de propaganda

No valor já estabelecido pelas franquias, os franqueados contribuem com uma determinada quantia financeira, mensalmente, para um fundo coletivo destinado a financiar atividades de marketing e publicidade em benefício de toda a rede. 

Na Havanna, por exemplo, a contribuição é uma porcentagem das vendas mensalmente paga pelos franqueados.

A marca-mãe é a responsável por administrar esse fundo e utilizar os recursos para desenvolver e implementar estratégias de marketing institucional e global.

Por isso, é fundamental que haja uma prestação de contas por parte da franqueadora, para que todos tenham acesso a como a verba vem sendo aplicada e entendam os resultados. 

O que as franqueadoras desenvolvem?

De modo geral, cabe às franqueadoras elaborar a linguagem e peças que serão utilizadas nas lojas. 

Além disso, também é a marca-mãe que promove:

  • Campanhas publicitárias em mídia tradicional (TV, rádio, impressos);
  • Marketing digital e presença online nas plataformas referentes à marca-mãe;
  • Material promocional (panfletos, banners, cartazes);
  • Participação em eventos e feiras;
  • Desenvolvimento e manutenção de websites e redes sociais;
  • Pesquisas de mercado e análises de tendências;
  • Linhas promocionais e campanhas sazonais.

E qual tipo de marketing o franqueado pode fazer?

Os franqueados têm algumas opções de estratégias para promover suas unidades e atrair clientes à sua loja

É importante, no entanto, observar que as ações podem variar dependendo do setor, do público-alvo e das diretrizes estabelecidas pela franqueadora

O franqueado pode investir no marketing local e, por exemplo:

  • Participar de eventos na cidade da unidade; 
  • Divulgar as campanhas da marca-mãe em mídias tradicionais (rádio, jornal, revista, etc.) locais; 
  • Ter redes sociais exclusivas para a própria unidade e apostar em ações de marketing digital.

Importância do marketing digital

É muito válido utilizar as mídias como plataformas de comunicação para se conectar com a comunidade local e promover as ofertas especiais e novidades da franquia.

Se o franqueado achar pertinente, pode impulsionar as publicações localmente, buscando aumentar a visibilidade em uma determinada cidade

Também nas redes sociais, é possível utilizar depoimentos de clientes, abordando sobre a sua loja. Para aumentar esse engajamento, você pode incentivar os consumidores a deixarem avaliações positivas em buscadores, como o Google, e compartilharem suas experiências.

Lembre-se de sempre confirmar em seu contrato com a franqueadora se está dentro das diretrizes estabelecidas pela marca. 

Aposte no marketing de conteúdo

Nas suas redes sociais locais, você pode:

  • Criar conteúdo relevante para o seu público;
  • Compartilhar as informações sobre os produtos e lançamentos (advindas da marca-mãe);
  • Abordar sobre o dia a dia da loja; 
  • Reforçar campanhas publicitárias da franqueadora. 

Mas novamente vale destacar que mesmo as estratégias locais devem respeitar a identidade da marca e estarem previstas no contrato

A comunicação regular com a franqueadora também é essencial para garantir que as ações de marketing estejam alinhadas com a visão e os objetivos em âmbito nacional e internacional da rede.

Seja um franqueado Havanna!

Se você procura por um investimento promissor, pode considerar se tornar um franqueado Havanna

Com portfólio consagrado entre brasileiros, a marca se estabelece cada vez mais como uma atrativa opção de negócio. 

Por operar como doceria e cafeteria, a Havanna oferece dupla operação e diferentes possibilidades de faturamento e lucro para seus franqueados

Outro ponto valorizado pela marca é a sazonalidade, que impulsiona as vendas das unidades em diferentes momentos do ano (como Páscoa e Natal).

Ficou interessado? Saiba mais aqui sobre como se tornar um franqueado da rede Havanna

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