Franquias

Mercado de franquias teve crescimento de 13,8% em 2023 

O mercado de franquias fechou o ano de 2023 com um crescimento expressivo. Segundo o balanço de desempenho do franchising publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento apresentou um aumento de 13,8% no faturamento em comparação com 2022.

Em valores totais, o faturamento atingiu R$ 240,6 bilhões, número acima das projeções da ABF, que esperava um crescimento entre 9,5% e 12%.

De acordo com a ABF, o desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual as franquias tiveram um crescimento de R$ 63,8 bilhões para R$ 72,8 bilhões (14,2%). 

Mais unidades 

O número total de operações de franchising no Brasil chegou a 195.862, representando um aumento de 6,2% a mais do que em 2022. 

A taxa média de abertura de novas operações chegou a 17,3% em 2023, número superior ao de 2022 (14,9%). Por outro lado, 5,9% das operações fecharam, resultando em um saldo positivo de 11,4%. 

Além do aumento de unidades, o mercado de franquias ganhou mais redes. O levantamento da ABF revelou que o franchising nacional conta com 3.311 marcas, com uma alta de 7,6%. O índice é o dobro do crescimento projetado pela entidade. Com isso, a média de unidades por rede foi de 59. 

Com mais redes em operação, o número de empregos gerados também foi impulsionado. Foram mais de 1,7 milhão de contratados no ano anterior. A ABF ainda revelou que cada unidade franqueada gera, em média, nove empregos diretos. 

Para a Associação Brasileira de Franchising, os principais fatores que influenciaram neste bom desempenho foram: 

  • Melhora do quadro macroeconômico (menor inflação e PIB positivo);
  • Práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos; 
  • Avanço da digitalização em várias frentes; 
  • Adoção de novos formatos; 
  • Retomada do turismo;
  • Diversificação de serviços em diferentes regiões do país.

Setor de alimentação em destaque 

A ABF classifica os segmentos de franquias em 11 tipos. Todos apresentaram um crescimento acima de 9% em 2023, em comparação com 2024. A maior alta foi no de alimentação, com 17,9%.

De acordo com a associação, esse setor foi beneficiado pela retomada social da população nos pontos físicos, aumento dos serviços de delivery e crescimento do ticket médio por consumo.

O segmento de alimentação envolve restaurantes, lanchonetes, cafeterias, food trucks, entre outros tipos de estabelecimentos que oferecem produtos alimentícios. Outros setores que merecem destaque são Saúde e Bem-Estar (17,5%); Hotelaria e Turismo (16,4%) e Limpeza e Conservação (13,5%). 

Expectativa para as franquias em 2024 

 O balanço de desempenho da ABF também trouxe as projeções para o mercado de franquias em 2024. Segundo o relatório, a expectativa é de que o faturamento seja 10% maior. Já a expansão de operações deve crescer 5,5%. 

Com relação às redes, a ABF espera 5% de aumento ao longo deste ano. Por fim, o número de empregos gerados tem uma projeção de crescimento de 5,5%. 

Se você quer saber mais sobre as perspectivas para o futuro das franquias de alimentação, leia mais aqui.

Conheça os modelos de franquia da Havanna 

Quer fazer parte do lucrativo mercado de franquias em 2024? Venha conhecer os modelos de franquia da Havanna. 

Conhecida por seus alfajores, doce de leite e iguarias argentinas, a Havanna conta com duas opções para o franqueado. A primeira é a cafeteria tradicional, com metragem a partir de 40 m² na loja e quiosque a partir de 16 m². 

O investimento inicial é de R$ 350 mil, com royalties de 5% e lucratividade estimada de 12% a 15%. A previsão de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. 

O segundo modelo é a cafeteria “To Go”, com uma loja de 30 m² e quiosque a partir de 12 m². O investimento inicial é de R$ 300 mil, com lucratividade estimada de 12% a 15% e previsão de retorno de 18 a 24 meses. 

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