O sorvete é um dos alimentos mais populares e amados do mundo e no Brasil não é diferente. Com um clima predominantemente quente e um público cada vez mais aberto à inovação, o consumo de sorvete no país cresce ano após ano.
Seja em potes, casquinhas, copos, milkshakes, picolés ou versões artesanais, a variedade e o apelo do produto conquistam consumidores de todas as idades. Esse cenário coloca o segmento como um dos mais atrativos para novos empreendedores, especialmente no modelo de franquias.
Confira no texto a seguir alguns números do mercado brasileiro e conheça as vantagens de investir em uma franquia neste segmento.
O consumo de sorvete no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o consumo per capita de sorvete no Brasil é de 7,7 litros por ano. A expectativa é que o setor cresça ainda mais.
A meta da Abrasorvete é aumentar o consumo em 50% nos próximos 10 anos. Entre as regiões, São Paulo lidera o consumo, com 20% do total, seguido por Minas Gerais (9,8%) e Rio de Janeiro (9,7%). A faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos, abrangendo 25% dos consumidores.
O formato preferido é o sorvete de massa, que representa 73,4% do mercado. O estudo ainda revelou que 17,7% dos consumidores não trocam o sorvete por nenhuma outra sobremesa, destacando uma fidelidade significativa ao produto.
Além disso, 67,4% dos consumidores não possuem restrições alimentares, indicando que o mercado de sorvetes pode ser atendido com produtos tradicionais.
Valorização da experiência
O público brasileiro é diverso, exigente e atento a novidades. Além da qualidade, sabor e cremosidade do sorvete, os clientes também valorizam a experiência nas sorveterias.
Segundo a pesquisa da Abrasorvete, os principais motivos para o consumo de sorvete são: sobremesa (64,4%), durante passeios (60,2%) ou como lanche (21,25%), destacando como o alimento está relacionado às práticas de entretenimento.
O sorvete também faz parte da “experiência do fim de semana”. De acordo com a pesquisa, 40,4% compram sorvete semanalmente, com metade gastando entre R$ 20 a R$ 50 por semana.
Vantagens de investir em uma franquia de sorvetes
Optar por abrir uma franquia, em vez de iniciar um negócio do zero, tem se mostrado uma alternativa vantajosa, pois o franqueado poderá usufruir de uma marca já consolidada no mercado. Veja a seguir os principais benefícios de investir em uma franquia de sorvetes.
Clima favorável
O Brasil é um país tropical, com a maior parte do seu território registrando altas temperaturas durante todo o ano. Com o calor frequente, o franqueado não precisará se preocupar com sazonalidade, pois haverá demanda por sorvetes durante todo o ano.
Apoio da franqueadora
Uma das principais características do franchising é o suporte completo oferecido pela franqueadora, que inclui:
- Treinamento inicial e contínuo;
- Acompanhamento na escolha do ponto comercial;
- Apoio em marketing e comunicação;
- Consultoria operacional e administrativa;
- Fornecimento de insumos e equipamentos com condições especiais.
Com esse suporte, a chance de sucesso dos empreendedores se torna maior, já que eles conseguirão operar o negócio com eficiência.
Público amplo
Sorvete é um dos alimentos com o público mais amplo, agradando desde crianças até idosos. Com essa alta variedade, a loja terá uma grande base de consumidores, garantindo um volume de vendas elevado.
Invista na Heladeria da Havanna!
Agora que você conhece o potencial do mercado de sorvetes no Brasil, que tal investir em uma franquia de sucesso no segmento?
O mais novo modelo de negócio da Havanna é a Heladeria. Focada em sorvetes premium com o autêntico doce de leite argentino, milkshakes e sobremesas, essa opção diferenciada promete atrair públicos de todas as idades.
A operação possui 8 m² e o investimento inicial é de R$ 342 mil. O potencial de lucratividade é de 18% e o tempo de retorno estimado é de 15 a 18 meses.
Acesse o site e confira mais detalhes sobre essa franquia.