Impulsionado por uma grande demanda de pessoas apaixonadas por café, o mercado de cafeterias no Brasil está em constante crescimento.
Uma prova disso é que o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Café (Abic), foram consumidas no país 21,9 milhões de sacas do grão entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
Mas a experiência de ir até uma cafeteria vai muito além da paixão pela bebida. Menus inovadores, atendimento personalizado e um ambiente aconchegante fazem parte da “experiência diferenciada” tão valorizada pelos consumidores.
Leia o texto da Havanna e veja o que é esperado do futuro das cafeterias!
A crescente das cafeterias no Brasil
Ser o maior produtor e um dos maiores consumidores de café do mundo, com certeza é um ponto que contribui para o boom das cafeterias nos últimos anos. Porém, outros fatores contribuem para essa crescente.
Os amantes da bebida tem cada vez mais conseguido reconhecer a qualidade do café, valorizando sua origem, método de preparo e nuances de sabor.
O mercado de cafeterias começou a se expandir há três décadas, quando surgiram grandes redes. Com o tempo, entraram em cena os cafés especiais e as opções sustentáveis, conquistando espaço no mercado e no paladar dos apreciadores.
A partir disso, as cafeterias se tornaram lugares de ponto de encontro, para momentos de relaxamento e carregam toda uma cultura dos cafés.
Atualmente, estabelecimentos como esses estão presentes em grandes centros urbanos e cidades do interior, impulsionando a economia e gerando toda uma cultura de valorização do café.
Design de interiores
Modernas e parte de uma experiência inovadora para os clientes, as cafeterias e seus frequentadores são ligados por um lifestyle inovador, no qual o design faz toda a diferença.
Espaços instagramáveis e aconchegantes contam muitos pontos na forma como os consumidores percebem o ambiente.
Adaptação digital
A adaptação digital das cafeterias tem sido fundamental para atender às expectativas dos consumidores, que buscam conveniência, agilidade e novas experiências por meio de cardápios online, opções de delivery ou take away.
A utilização de tecnologias como aplicativos móveis e sistemas de pagamento digital também tem facilitado o processo de compra, oferecendo uma experiência mais rápida e segura.
Muitos estabelecimentos estão implementando opções de fidelidade digital, onde os clientes acumulam pontos a cada compra, incentivando a recorrência e o aumento do ticket médio.
Invista com a Havanna
Franquias como a Havanna são fundamentais para o crescimento do mercado de cafeterias, por terem modelos de negócios bem estruturados, forte identidade, marca e produtos de alta qualidade, o que atrai investidores e consumidores.
Além disso, uma franquia como a Havanna gera tendências que são acompanhadas por todo o setor, impulsionando a qualidade.
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