Havanna franquias

O papel do franchising está em alta no desenvolvimento econômico do país

Considerado uma opção segura e rentável para quem tem vontade de empreender, o papel do franchising no desenvolvimento econômico, seja no país ou nos locais nos quais eles estão inseridos, é de extrema relevância, como se pode observar por meio dos números.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou um balanço do desempenho do franchising em 2023. Os dados são positivos e fazem brilhar os olhos de quem pretende empreender no Brasil.

Em um movimento de alta consolidado nos últimos anos pós-pandemia, o mercado de franquias no Brasil voltou a crescer em 2023, o que demonstra que está cada vez mais estabelecido o papel do franchising no desenvolvimento econômico

O faturamento em 2023 atingiu as cifras de R$ 240,661 bilhões, uma variação nominal de 13,8% em relação a 2022, acima das expectativas anteriores, que projetavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação ao ano pré-pandemia de 2019, o crescimento foi de 28,9%.  

O avanço das franquias no país é reforçado ainda por outros dados como:

  • O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 6,2% a mais do que no ano anterior;
  • Novas marcas continuam a chegar, com o franchising sendo adotado como plataforma de negócios por 3.311 redes de franquia, o que significa um crescimento de 7,6%, número recorde no histórico de pesquisas da ABF.

Motivos para a alta do desempenho do franchising

Ao mesmo tempo que contribui intensamente com uma parte significativa da economia do país, o mercado de franchising consegue “surfar na onda” e aproveitar a melhora do quadro macroeconômico, com inflação menorretomada do emprego e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).  

A ABF atribui ainda o desempenho favorável nos últimos anos ao aprimoramento das práticas e aprendizados, em processos relacionados a uma gestão eficiente, incluindo o relacionamento com clientes e entre franqueadora e franqueado.

Outros pontos que corroboram para essa alta, segundo a associação:

  • Avanço da digitalização em várias frentes, uma vez que a realização de negócios totalmente online é algo que já faz parte do dia a dia das franquias;
  • A implantação da estratégia omnichannel, uma tendência do varejo que se baseia na integração de canais, como lojas físicas online, para melhorar a experiência do usuário;
  • A retomada de setores como o de eventos e de turismo

O que esperar do papel do franchising para 2024?

As projeções da Associação Brasileira de Franchising para o setor em 2024 são as melhores possíveis.

  • Faturamento 10% maior;
  • Expansão das operações em 5,5%; 
  • Expansão das redes em 5%.

Pontos que confirmam o papel do franchising na economia 

As franquias exercem a missão de ajudar no desenvolvimento econômico de várias maneiras significativas. 

Veja a seguir as principais:

Geração de empregos

O papel do franchising no desenvolvimento econômico pode ser visto já no potencial de criação de vagas de emprego.

Por ser um modelo que envolve a expansão de negócios por meio de unidades franqueadas, há como resultado a criação de empregos em diferentes comunidades, o que ajuda na redução das taxas de desemprego.

De acordo com o balanço da ABF, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos, enquanto o número anterior era de 1.589.276, significando um aumento de 7,1% em relação a 2022, outro recorde.

O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.

Para 2024, é esperado um aumento de 5,5% no número de empregos diretos.

Incentivo ao empreendedorismo

Os números positivos apontam que o papel do franchising, em alta na economia do Brasil, é ótimo para incentivar potenciais empreendedores.

Quem deseja começar a trilhar o caminho do empreendedorismo, tem nas franquias um suporte e uma estrutura já estabelecidos.

Veja aqui quais são os primeiros passos para empreender em uma franquia. 

Transferência de conhecimento e tecnologia

Plataformas de capacitação facilitam a transmissão de conhecimento para indivíduos interessados em franquias e franqueados em diferentes estágios do negócio. 

Um exemplo é o Portal Parceria ABF e Sebrae, uma união que prevê o oferecimento de conteúdos e orientações sobre como atuar no franchising, voltado para pequenos negócios e potenciais empreendedores. 

Outro papel do franchising é a popularização do uso de tecnologias na operação e gestão, como o QR Code/cardápio digital em franquias do ramo alimentício, além de outras inovações que melhoram a eficiência e produtividade dos negócios locais. 

Expansão de mercado local

O modelo de franchising permite que as empresas expandam sua presença em diferentes regiões.

O fôlego do setor de franquias é visto por um estudo da ABF, que indica que a expansão ocorre fora das grandes metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive com a “interiorização” do mercado.

O ranking detalha as 30 maiores cidades em crescimento do número de unidades de franquias no mercado brasileiro, com a primeira colocação para Manaus, seguida de Cuiabá, Belo Horizonte e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Dos municípios que mais cresceram, 12 não são capitais, com uma expansão de 21,1%, enquanto nas 18 capitais ranqueadas, o percentual ficou em 17,6%.

Seja um franqueado Havanna

Considerada referência entre as franquias de cafeterias, a Havanna é uma ótima opção de investimento em um mercado em ascensão. 

A Havanna oferece aos franqueados projeto arquitetônico personalizado, consultoria de campo, software de gestão, suporte operacional, capacitação, treinamento, apoio de marketing, análise da viabilidade do ponto comercial e serviço de atendimento ao franqueado. 

Quer saber mais sobre o retorno que a Havanna pode oferecer como modelo de franquia? Veja aqui

Compartilhe:

Leia também: