Know-how

O que é o know-how em franquias? 

O mundo do franchising é composto por diversos termos específicos do segmento. Um dos mais importantes é o know-how, que ajuda a entender o motivo de se investir em uma franquia ser tão vantajoso, principalmente para empreendedores sem experiência. 

Mas como funciona esse conhecimento compartilhado entre franqueador e franqueado por meio do know-how? Para isso preparamos o texto a seguir explicando o motivo desse conceito ser tão importante para as franquias. 

Como funciona uma franquia? 

Antes de entender o know-how, o empreendedor precisa saber como o sistema de franquias funciona. Neste modelo, o proprietário de uma marca (franqueador) cede ao franqueado o direito de uso dela em uma loja. 

Com isso, o franqueado tem acesso a um modelo de negócio com uma marca já consolidada e reconhecida pelo público, além de ter acesso a uma operação testada e padronizada, diminuindo os riscos na administração. 

Para o franqueador, o sistema também é vantajoso, pois permite a expansão da rede com entrada de novos investidores. 

O conceito de know-how 

O termo know-how vem do inglês e pode ser traduzido para “saber como”. Dentro do franchising, significa reunir todas as informações indispensáveis de uma franquia para que ela consiga reproduzir a operação em unidades franqueadas. 

Negócios que começam do zero envolvem a criação de uma marca própria e todo um processo de aprendizagem por parte do empreendedor. No franchising, o franqueado já tem acesso a uma marca conhecida e com o know-how já terá uma “receita” para fazer a gestão da unidade. 

Sendo assim, é fundamental que o know-how seja bem documentado, incluindo informações sobre: administração, principais produtos, formas de atendimento, público-alvo, fornecedores, técnicas, procedimentos, tecnologia, etc. 

Transferência do know-how 

Há diversas formas de o franqueador transmitir o conhecimento ao franqueado. É uma etapa importante que depende da técnica do responsável pela marca em transmitir essas informações e do franqueado em absorvê-las. 

Uma das formas mais comuns é por meio do treinamento, que costuma ocorrer ainda na fase pré-operacional. Esse processo abrange todas as etapas do negócio e pode ser feito tanto de forma presencial quanto online. 

Outra maneira de transmitir o know-how é com manuais. O material pode ser escrito em formato de apostila ou em um arquivo disponibilizado digitalmente. Além de textos, o franqueador pode utilizar vídeos e áudios para demonstrar na prática o que deseja passar. 

Para garantir que todas as unidades estejam funcionando de forma satisfatória, é comum que o franqueador realize uma consultoria de campo com uma certa periodicidade. Esse processo renderá bons feedbacks e alinhamentos das propostas da marca. 

Vantagens do know-how 

O know-how pode ser considerado o principal pilar do sistema de franquias. Confira as principais vantagens da rede ao ter o seu modelo de operação compartilhado com as demais unidades. 

Padronização 

Um dos aspectos mais importantes para as franquias é a padronização. Afinal o funcionamento de uma loja da marca precisa ser igual ao de todas as outras, para manter a identificação com o público. 

Com o know-how, todas as unidades franqueadas terão como base as lições deixadas pelo franqueador, gerando uma padronização de produtos, atendimentos, identidade visual, softwares, etc. 

Quando a padronização é mantida, toda a rede sai ganhando, já que facilita processos, especialmente os ligados ao marketing. 

Mais segurança para os investidores 

Conforme já vimos, os empreendedores que não possuem experiência podem usufruir de uma marca consolidada através do sistema de franquias. Isso diminui os riscos da operação e garante mais segurança aos investidores, já que as chances de o negócio não decolar são reduzidas. 

Novas técnicas 

Quando o know-how é transferido do franqueador para o franqueado, ele recebe um conjunto de informações preciosas a que ele não teria acesso em um outro modelo de negócio.

No entanto, esse conhecimento não é estático. A franqueadora está sempre buscando formas de reinventar e aprimorar suas técnicas. Consequentemente, o franqueado também se beneficiará dessas inovações. 

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