Iniciar o negócio próprio não é uma tarefa fácil. Por conta disso, muitos empreendedores de primeira viagem preferem investir com precaução quando criam a primeira empresa. O modelo de franquia é considerado uma das opções mais seguras para empresários menos experientes.
O mercado vem apresentando crescimento depois da pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2023, o setor registrou um faturamento de R$ 105 bilhões, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O fato do empresário contar com toda a infraestrutura e apoio do franqueador não exime a responsabilidade do empreendedor de trabalhar e construir um negócio que seja um sucesso.
Antes de seguir por esse caminho, é necessário ter conhecimento sobre o segmento em que se pretende investir e até mesmo sobre como funciona o modelo de franquias. Saiba mais sobre o assunto com a Havanna.
Como funciona uma franquia?
O sistema de franquias consiste na concessão do direito de uso de uma marca fornecida pelo seu proprietário (franqueador) a um investidor (franqueado). Com isso, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido no mercado.
O formato mais popular é o de negócio formatado, onde a empresa detentora da marca utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios e oferece ao franqueado a orientação para instalação e operação de uma unidade. Neste caso, o franqueador costuma exigir um padrão em troca da concessão. A maioria das franquias conta com estimativa de investimento e tempo de retorno.
Antes de investir, o empresário deve ponderar se o modelo de franquias é o que está buscando. Nesse sistema, o franqueado deve seguir diretrizes estabelecidas pelo franqueador. Já em um negócio iniciado do zero, o empreendedor terá mais liberdade para agir. Em compensação, terá que criar a marca, planejar estratégias de marketing, estabelecer uma infraestrutura, definir o perfil do cliente, entre outras coisas.
Pesquisa e planejamento
Antes de investir dinheiro, o empresário vai ter que dispor tempo pesquisando e estudando o mercado. É essencial que o empreendedor tenha um mínimo de conhecimento sobre o ramo em que pretende atuar.Buscar informações sobre o momento atual do setor e as projeções para médio e longo prazo. No caso de lojas físicas, avaliar a localidade e se ela condiz com o público-alvo.
Com o segmento e a franquia definidos, o próximo passo é ter um planejamento, principalmente para as finanças. Nesta etapa, o empreendedor deve levar em conta outras despesas que deverá ter além do investimento inicial e quando o estabelecimento começará a dar lucro. Número de funcionários e gastos com fornecedores são alguns dos pontos que merecem atenção. Lembre-se de que o dinheiro da empresa não deve ser misturado com o dinheiro pessoal.
Relação com o franqueador
Uma das vantagens do setor de franquia é ter acesso a todo o know-how da rede. Então, por que não usufruir disso? O franqueado não deve hesitar em aproveitar todo o conhecimento do franqueador e tirar as dúvidas que forem necessárias. Levar em conta que é também do interesse da marca que a unidade tenha um bom desempenho.
Além da relação com o franqueador, o empreendedor deve buscar fazer networking com outros franqueados, principalmente os que estão há mais tempo no ramo. Por não ser um concorrente e já ter vivido a mesma experiência como iniciante, ele pode oferecer dicas importantes sob o mesmo ponto de vista que o seu.
Seja um franqueado Havanna
Ficou interessado em investir em franquias? Então venha fazer parte da família Havanna. Fundada na Argentina em 1939 como uma fábrica de alfajores, a Havanna é uma rede de cafeterias presente em 12 países, sendo reconhecida mundialmente por seu doce de leite e alfajor.
A Havanna possui duas opções de franquias. A primeira é o modelo Cafeteria “To Go”, que conta com um quiosque de 12 m² e uma loja de 30 m². O investimento é a partir de R$ 249 mil e a lucratividade é de 12 a 15%. O tempo estimado para retorno do investimento é de 18 e 24 meses.
A outra opção é de um modelo de Cafeteria Tradicional, com 16 m² de quiosque e 40 m² para loja. O investimento inicial é de R$ 349 mil e o retorno tem o tempo estimado de 24 a 36 meses. A lucratividade também é de 12 a 15%. Para mais informações, clique aqui e veja o que a Havanna oferece!