Você já reparou que algumas cafeterias costumam servir os cafés junto com água com gás? Essa situação chama a atenção de muitas pessoas que não sabem o motivo de as duas bebidas virem acompanhadas.
Basicamente, a água com gás que acompanha o café serve para limpar as papilas gustativas, livrando a boca de qualquer sabor residual de algo que o consumidor comeu ou bebeu antes de vir à cafeteria.
Com isso, o cliente pode apreciar todo o potencial do sabor daquela bebida. Saiba mais no blog.
O que são as papilas gustativas?
A língua humana é um órgão sensorial que serve para detectar o gosto, a textura e a temperatura, sendo responsável pelo paladar, um dos principais sentidos do corpo humano. Ela possui cerca de 4 mil unidades gustativas, com 75% delas localizadas nas chamadas papilas.
Elas são constantemente renovadas (a cada 10 a 14 dias) e reconhecem quatro tipos clássicos de sabor: doce, salgado, amargo e ácido, além de algumas qualidades alimentares já detectadas pela ciência.
A intensidade dos sabores que sentimos vai depender do número de papilas gustativas que recebem a substância ingerida, além da concentração e da composição química do que ingerimos.
Por que tomar água com gás antes do café?
A água com gás serve para “limpar” as papilas gustativas e preparar o nosso paladar para o café. Por isso, muitas cafeterias servem a água juntamente com a xícara de café.
Ao beber a água com gás primeiro, impede-se que o sabor do café se misture com outros alimentos ou bebidas que ingerimos, o que pode alterar o sabor. Essa prática também é adotada em degustações de vinho, por exemplo.
Além de melhorar o sabor, outro benefício está na hidratação. O café é uma bebida diurética, ou seja, faz expelir líquido e pode desidratar. Com a água, é possível equilibrar os efeitos.
Água normal x Água com gás
A água com gás, diferente da versão tradicional, contém dióxido de carbono dissolvido (CO2). Ela pode ser naturalmente gaseificada ou artificialmente. Além disso, apresenta um leve sabor ácido.
Em comparação com a água normal, ambas servem para hidratação e para limpar as papilas gustativas. O costume das cafeterias de servir especificamente a versão com gás vem de uma tradição na Europa, onde a água com gás de fontes naturais (seltzer) é famosa.
Benefícios da água com gás
Além de limpar o paladar, permitindo que o consumidor aproveite ao máximo o sabor do café, a água com gás possui outros benefícios. Um deles é que a bebida é rica em potássio, magnésio e cálcio, nutrientes importantes para o organismo.
A água com gás também pode ajudar no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, impedindo o hábito de comer apenas por gula.
Além da saúde, os proprietários de franquias de cafeteria podem se beneficiar da apreciação sensorial que a água com gás proporciona, maximizando o sabor do café. Ao preparar o consumidor em cada gole, os clientes podem extrair o máximo da bebida, o que, consequentemente, aumenta as chances de retorno destes consumidores.
Seja um franqueado Havanna!
A Havanna é uma marca referência no segmento de cafeterias e uma ótima opção para quem procura um investimento de alto retorno, principalmente por conta dos seus cafés.
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna conta com mais de 2.500 pontos de venda em 12 países diferentes. A franquia conta com:
- tradição e qualidade reconhecidas internacionalmente;
- operação de fácil gestão;
- produto premium com preço acessível;
- dispensa mão de obra especializada;
- operação sem sazonalidade;
- produtos presenteáveis o ano todo;
- dupla operação: cafeteria + doceria;
- suporte sólido e abrangente da franqueadora.
São dois modelos de franquias disponíveis: a cafeteria tradicional e a To Go. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado entre 18 e 36 meses, com potencial de lucratividade entre 12 a 15%. Acesse aqui e saiba mais sobre a franquia.