Havanna

Por que o setor de alimentação é um dos mais estáveis para se investir? 

Ao considerar fazer um investimento, o empreendedor precisa estudar e entender o momento do mercado em que ele deseja ingressar. Depois de fazer uma pesquisa, a maioria vai constatar que empreender na alimentação é um dos caminhos mais seguros. 

Demanda constante e capacidade de se adaptar a cenários adversos são algumas das características que fazem o setor de alimentação ser um dos mais estáveis para empresários. 

Além disso, quando se trata de um investimento em uma franquia de alimentação, as chances do negócio prosperar são ainda maiores, já que se trata de um modelo no qual o empreendedor se beneficia de uma marca já consolidada no mercado e de todo o seu know-how. 

Entenda a seguir os fatores que fazem do mercado alimentício uma das melhores opções para empreender. 

Franquias de alimentação em alta 

As franquias de alimentação são um dos principais carros-chefe do franchising brasileiro. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o setor de food services teve um crescimento de 14% no faturamento (o maior entre todas as categorias) do terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período em 2023. 

Ainda no balanço da ABF, o setor de alimentação food services registra um aumento de 17,4% do faturamento no total acumulado dos últimos 12 meses (entre o terceiro trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024). Novamente, a categoria ocupa a liderança entre todos os outros setores. 

Além disso, o food services é o que apresenta a melhor variação percentual entre lojas abertas e encerradas, com 7,6% de crescimento. Na sequência aparecem serviços (18%) e saúde e beleza (16%). 

O que torna o setor de alimentação tão estável? 

Investimento
Franquias de alimentação são destaques em levantamento de faturamento da ABF

A indústria de alimentação é essencial para a sobrevivência humana. Só por esse motivo, os empreendedores conseguem garantir segurança e estabilidade no mercado. Porém, este não é o único fator. Confira a seguir alguns dos principais motivos que fazem essa área ser tão forte. 

Demanda constante 

Alimentação é uma necessidade básica e universal. Independentemente da situação econômica global ou local, as pessoas precisam se alimentar. Essa característica garante um fluxo constante de consumidores.

Um exemplo disso é a própria Havanna. Com 90% de presença no território brasileiro, a marca referência em iguarias argentinas registrou 73% de crescimento nas unidades e 115% de aumento de faturamento durante a pandemia de Covid-19, demonstrando a força do setor mesmo em cenários de crise. 

Adaptação 

O setor de alimentação se adapta rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor. Um exemplo disso é o aumento de opções saudáveis nos cardápios das principais redes. 

Outro exemplo de adaptação é o delivery, que deixou de ser um diferencial no serviço de uma loja, para se tornar uma ferramenta fundamental para ampliar as vendas e garantir a satisfação do consumidor. 

Diversidade na operação 

Há diversas possibilidades de operação em uma empresa de alimentação, desde restaurantes até estabelecimentos de compras rápidas. Essa diversidade permite que investidores escolham um modelo que melhor se adeque ao seu perfil e aos recursos disponíveis.

Apoio e suporte da franqueadora 

No caso específico de franquias, uma das principais vantagens é que o franqueado vai contar com toda a experiência do proprietário da marca na gestão do negócio. Outra vantagem é contar com uma marca reconhecida no mercado, o que gera uma identificação imediata com o público.  

Invista na Havanna! 

Procurando uma operação eficiente e segura para investir no setor de alimentação? Então a Havanna é a opção certa para você! 

Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é referência em franquias de cafeterias, um setor com alto potencial de crescimento no país. São dois modelos de lojas disponíveis: a cafeteria tradicional e a To Go. 

O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado entre 18 e 36 meses e potencial de 12 a 15% de lucratividade. 

Saiba mais sobre as franquias da Havanna aqui. 

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