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Por que uma baixa rotatividade de funcionários faz toda a diferença em uma cafeteria?

Para ter uma cafeteria que entrega uma experiência inesquecível aos clientes, é necessário manter padrões de qualidade que sustentem o crescimento do negócio. Um dos requisitos para que isso aconteça é a diminuição da rotatividade de funcionários.

Se esse índice estiver alto, é mais difícil manter a constância na qualidade do serviço e do atendimento ao público, tornando a tarefa de gerir o estabelecimento mais complicada.

Por outro lado, uma baixa rotatividade, além de manter funcionários que já têm um know-how na área, também é um atrativo para que novos talentos se interessem em fazer parte da cafeteria, potencializando seus resultados.

Para ajudar você a entender como diminuir a rotatividade da sua cafeteria e quais são os benefícios dessas atitudes, o blog da Havanna elaborou um conteúdo completo sobre o tema. Saiba mais!

O que é a rotatividade e quais suas consequências para a cafeteria

A rotatividade, também chamada de Turnover, ocorre quando um funcionário sai de uma empresa e é substituído por outro. Em outras palavras, é a quantidade de vezes que um estabelecimento realiza trocas em sua equipe.

Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a rotatividade de funcionários no setor de bares e restaurantes atingiu 74,3% em 2024, o que corresponde a mais do que o dobro da média do setor de serviços, que é de 35%.

Os efeitos práticos de um alto índice de rotatividade em uma cafeteria são evidentes, interferindo negativamente em custos, produtividade, motivação do time e na atração de novos talentos. Por conta disso, é fundamental saber como evitar essas situações.

Quais são as possíveis causas da rotatividade?

Para diminuir a rotatividade de funcionários em uma cafeteria, antes é preciso saber por que eles estão saindo. As saídas podem ser voluntárias (pedido de demissão) ou involuntárias (quando a empresa demite), e são mais graves quando se trata de talentos estratégicos deixando a equipe.

Há diversas razões pelas quais um funcionário pode deixar a empresa, entre elas a falta de reconhecimento, a incompatibilidade do salário e dos benefícios com a função desempenhada, um ambiente de trabalho desgastante e a ausência de plano de carreira.

Analisando as causas das demissões, é possível agir de acordo com o contexto encontrado, tomando decisões mais precisas e que atendam especificamente às dores do seu negócio.

Como diminuir a rotatividade em uma cafeteria?

Como mencionado, é preciso entender as necessidades específicas do seu negócio para diminuir os índices de rotatividade. Em geral, algumas das atitudes que diminuem a saída de funcionários e podem ser o que seu negócio precisa para decolar são:

  • Planejar criteriosamente a seleção e contratação;
  • Investir na integração de novos colaboradores;
  • Oferecer salários e benefícios competitivos;
  • Elaborar escalas de trabalho equilibradas;
  • Valorizar e dar oportunidades aos colaboradores;
  • Oferecer programas de treinamento;
  • Criar uma cultura de trabalho positiva;

Com a adoção dessas medidas, a cafeteria ganha em produtividade e qualidade do serviço, o que é fundamental para a percepção que o público tem do negócio. Se executadas da maneira correta, o potencial de crescimento é aumentado.

Como a liderança contribui para a baixa rotatividade

Além de todas as atitudes citadas, a liderança tem uma participação decisiva na diminuição da rotatividade em uma cafeteria.

Como o ritmo muitas vezes é intenso e demanda foco e dedicação total da equipe, o líder tem o papel de mostrar compreensão e empatia, criando um ambiente saudável e acolhedor. Assim, o time tem liberdade para exercer tarefas com mais eficiência.

O reconhecimento do esforço dos colaboradores também é uma parte importante, já que aumenta a motivação e faz com que todos se sintam parte do negócio, criando uma atmosfera positiva e benéfica ao empreendimento.

Para finalizar, a comunicação com os funcionários deve ser clara e com feedbacks constantes, evitando ruídos que possam gerar ou aumentar problemas.

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