Bom atendimento x franquia

Proporcionar bom atendimento ao cliente faz parte do sucesso de sua franquia

O cliente é a principal razão de todo negócio, afinal sem ele nenhuma empresa consegue sobreviver por muito tempo. Portanto, proporcionar um bom atendimento a ele contribui para a manutenção e expansão do seu empreendimento.

Segundo o CX Trends 2023, feito pela Zedensk, “66 % dos consumidores que costumam interagir com o suporte disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia”. 

O mesmo estudo diz ainda que “60 % dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber”.

A Havanna mostra neste artigo a importância do bom atendimento e dicas de como fazê-lo.

Importância do bom atendimento na franquia

O primeiro passo é entender o que é atendimento, para em seguida, conseguir desempenhar uma experiência excelente para o seu cliente. 

O atendimento ao cliente vai além da boa educação e simpatia. Um bom atendente identifica as necessidades do cliente e encontra as melhores soluções. É o suporte que a empresa oferece antes, durante e após a venda do produto ou serviço.

Saber ouvir sugestões, tirar dúvidas, resolver problemas e reclamações contribui para a melhor experiência do consumidor no seu negócio.

Mais do que vender, com atitudes assim você consegue fidelizar a maioria dos clientes que irão procurar seu estabelecimento em uma próxima compra.

Com um bom atendimento é possível construir a percepção de seu público sobre a empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da sua marca. 

Experiência com a marca

A CX Trends 2023 mostra ainda em sua pesquisa que “quase metade [dos questionados] diz que os níveis de frustração aumentaram no ano passado [2022], 55% se sentem cada vez mais estressados ​​e 52% afirmam que as interações com o suporte os deixam exaustos”.

O Sebrae diz que “clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca”.

Sua equipe de atendimento deve estar pronta para conceder a importância merecida a cada demanda de cliente, permitindo que cada um tenha um atendimento caloroso e personalizado.

O Sebrae dá sete dicas de como melhorar o atendimento:

  • Treine a equipe de atendimento;
  • Envolva outras áreas no atendimento;
  • Escute o cliente;
  • Personalize o atendimento;
  • Seja ágil;
  • Atendimento e vendas devem conversar;
  • Use a tecnologia e o WhatsApp Business (quando for possível)..

Com uma boa experiência na sua loja, na sua empresa, o cliente não só fica fiel ao seu negócio, como faz uma propaganda natural da marca, o que pode refletir no aumento de vendas.

O Sebrae separou 11 dicas para melhorar o atendimento ao cliente no seu estabelecimento comercial. Confira:

  1. Atenda bem  qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
  1. Cumprimente  todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
  1. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e, depois, são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
  1. Mesmo fora de seu setor, cumprimente  todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
  1. Faça com que o cliente sinta-se bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
  1. Muitas vezes, o cliente fica inibido diante do atendente, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
  1. Nunca dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”
  1. Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
  1. Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
  1. Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
  1. Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
Proporcionar bom atendimento ao cliente faz parte do sucesso de sua franquia

Bom atendimento x franquia

Algo importante que o franqueado precisa ter em mente é que todo o bom atendimento prestado ao cliente deve estar alinhado com os padrões da franqueadora. 

Toda marca franqueada tem políticas e posicionamentos próprios. Desta forma, o franqueado não pode alterar a cultura e a forma como a marca se posiciona no mercado.

Um exemplo é o cliente que procura uma cafeteria como a Havanna. Ele já sabe a qualidade dos produtos que vai encontrar e também do atendimento prestado. Um atendimento com empatia, cordialidade e muita educação.

Sabendo com o  que vai se deparar , o cliente se torna fiel à marca e ajuda na propaganda positiva dela, indicando para amigos e familiares.

Para saber como se tornar um franqueado Havanna, clique aqui.

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