Atendimento ao cliente

Excelência no atendimento ao cliente: o segredo para o sucesso da sua franquia

O atendimento ao cliente é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer franquia.

Afinal, um serviço de alta qualidade constrói a reputação da marca e fideliza clientes, auxiliando empresas de diferentes segmentos a se destacarem, mesmo em um mercado competitivo. 

A seguir, vamos explorar o papel do atendimento de excelência para criar uma experiência de compra memorável para o consumidor e para impulsionar o crescimento do seu negócio.

A importância do atendimento ao cliente

Um atendimento de excelência vai além de ser solícito ou receber os consumidores com atenção. 

Ele envolve todos os aspectos que acompanham uma experiência positiva e memorável em cada interação. 

Por exemplo, quando um cliente entra em uma franquia Havanna, ele deve se sentir bem-vindo, relaxado e valorizado desde o momento que ele entra na loja, até a hora de ir embora.

Relacionamentos duradouros a partir do atendimento ao cliente

O bom atendimento é a base para construir relacionamentos duradouros com os clientes. 

Ao oferecer um serviço personalizado e atencioso, além de satisfazer as necessidades imediatas do cliente, também é possível criar uma conexão emocional com a marca.

Fidelização e recomendações

A fidelização de pessoas e as recomendações espontâneas são aspectos muito importantes para o sucesso de uma franquia, afinal, clientes satisfeitos têm maior probabilidade de realizar novas compras e atrair outros consumidores para a franquia.

De acordo com a pesquisa CX Trends realizada pela Zendesk, 66% dos clientes que tiveram uma boa experiência de atendimento recomendaram a empresa para outras pessoas.

Além disso, a fidelização de clientes traz diversos benefícios para o negócio! 

Estudos comprovam que um cliente fidelizado tende a comprar até 67% mais do que novos consumidores, resultando no aumento do ticket médio da empresa, impactando positivamente a lucratividade do negócio sem exigir gastos extras com expansão da base de clientes.

Outros impactos da fidelização de clientes

Uma pesquisa da Bain & Company indica que aumentar a taxa de retenção dos consumidores em 5% pode elevar a lucratividade do negócio em até 95%, devido ao aumento do valor médio gasto por cliente durante seu tempo de contato com a empresa.

É importante ressaltar que as recomendações de clientes satisfeitos têm um peso extremamente significativo nas decisões de compra de potenciais novos clientes. 

Conforme afirma a Nielsen, empresa global focada em dados e pesquisas de mercado, 83% dos participantes de um estudo afirmaram que confiam total ou parcialmente em recomendações de amigos e familiares. 

Isso reforça o poder do marketing boca a boca gerado por clientes satisfeitos.

Como alcançar esses resultados?

Para garantir resultados positivos para a franquia, é fundamental investir em um atendimento de excelência e na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. 

Estratégias como treinamento contínuo, coleta de feedbacks, investimento em cultura empresarial com foco no cliente e na experiência do consumidor são algumas das alternativas.

Além disso, para garantir um atendimento de alta qualidade na sua franquia, considere implementar as seguintes dicas:

  1. Invista no treinamento regular da sua equipe para garantir que todos estejam alinhados com os valores e padrões de atendimento da Havanna.
  2. Utilize tecnologias como CRM para oferecer um atendimento personalizado, lembrando as preferências e histórico de compras dos clientes.
  3. Capacite sua equipe para resolver problemas de forma ágil e eficiente, mostrando comprometimento com a satisfação do cliente.
  4. Ofereça um atendimento consistente em todos os canais, seja na loja física, por telefone, e-mail ou redes sociais.
  5. Implemente pesquisas de satisfação e incentive os clientes a deixarem avaliações online para monitorar e melhorar constantemente o atendimento.

Fique de olho nas tendências de atendimento ao cliente 

Para se manter à frente no mercado, é importante estar atento às mudanças e tendências.

Por exemplo, segundo o relatório CX Trends 2024, a Inteligência Artificial Generativa está se tornando uma peça fundamental para entregar aos consumidores uma jornada muito mais humanizada e interativa, porque:

  • Refina os perfis dos consumidores utilizando dados de interações passadas;
  • Chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA generativa podem fornecer suporte e assistência ao cliente 24 horas, em todos os dias da semana;
  • As IA, atualmente, conseguem oferecer um atendimento mais humanizado e fluido;
  • Elas também conseguem chegar a resoluções rápidas e assertivas.

O ideal é que as IAs não substituam o atendimento humano, mas sirvam como primeiro filtro no auxílio aos consumidores.

Invista em uma franquia Havanna!

Graças aos seus produtos de qualidade, a Havanna se tornou aclamada pelos brasileiros e é reconhecida internacionalmente por seus produtos. 

Ela conta com dupla operação, de cafeteria e doceria e atende as mais variadas necessidades dos clientes com um portfólio de produtos premium que podem ser consumidos no local ou presentados. 

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