Para abrir uma franquia de cafeteria é preciso mais do que gostar de um cafezinho. Saiba mais sobre o perfil ideal do franqueado no blog da Havanna!

Qual o perfil para ser um empreendedor franqueado?

Ao decidir operar um negócio no modelo de franquia, o empreendedor franqueado adota um tipo de atividade comercial com algumas peculiaridades em relação ao empresário comum.

Nesse tipo de gestão, no momento em que adquire os direitos de utilizar a marca e comercializar os produtos e serviços da franquia, o franqueado recebe ainda todo o suporte de um sistema de negócios testado e aprovado. 

Não há dúvidas de que o fato de não precisar começar um negócio “do zero” é uma enorme vantagem. Mas será que todo empresário tem as habilidades ideais para ser um empreendedor franqueado? 

Veja a seguir com a Havanna se o seu perfil de empreendedor se encaixa com o de um franqueado. Vamos lá?

O que significa ser um empreendedor franqueado?

O empreendedor franqueado é aquele empresário que opta por comprar o direito de uso de uma franquia e, desse modo, recebe a concessão da marca ou patente, conseguindo assim o direito de distribuição de produtos e serviços.

Isso o faz diferente de outros empreendedores, que preferem não se envolver com franchising e criar eles mesmos o próprio negócio, com as próprias diretrizes.

Os empreendedores encontram no ramo de franquias um investimento seguro e os números desse nicho validam essa tendência.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 12,9% no 2º trimestre comparado ao mesmo período do ano passado, com um faturamento de R$ 54,253 bilhões.

Outro fator positivo é a baixíssima taxa de fechamento que o setor possui, de apenas 3%, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os outros modelos de empresas possuem uma taxa de fechamento de 23%.

A escolha por trabalhar associado a uma franquia, propicia ao empreendedor franqueado que ele receba todo o apoio da marca, desde a instalação até a unidade franqueada entrar em operação. Tudo isso é feito seguindo os padrões de qualidade exigidos pelo franqueador. 

Como franqueado, o empresário tem ainda outros benefícios como: 

  • Redução do tempo de implantação;
  • Otimização dos recursos utilizados;
  • Menor risco de insucesso; 
  • Ações de marketing feitas pelo franqueador;
  • Desenvolvimento por parte do franqueador das estruturas, rotinas e produtos/serviços.

Quais as atribuições do empreendedor franqueado?

Com certeza o franqueador é o maior responsável por zelar pela qualidade da marca, mas o franqueado, ao lado de seus colaboradores, também tem um conjunto de obrigações no desenvolvimento e consolidação da empresa que ele representa.

Entre as atribuições do franqueado estão:

  • Gerar uma boa experiência aos clientes;
  • Cuidar da qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
  • Monitorar o atendimento realizado pela equipe de colaboradores;
  • Tomar decisões gerenciais;
  • Manter a contabilidade em dia;
  • Participar do dia a dia da operação.

Qual o perfil de um empreendedor franqueado?

O perfil de empreendedor franqueado tem algumas características específicas mais voltadas ao gerenciamento.

Alguns pontos que respondem a essa questão são: 

Ter flexibilidade para seguir direcionamentos

No modelo de franchising, a maioria das decisões são tomadas pelo franqueador e o franqueado precisa seguir o que é decidido. 

Assim sendo, o empreendedor franqueado deve ser mais flexível e não ver problemas em seguir orientações e direcionamentos.

Ser colaborador e participativo

Mesmo que a tomada de decisões aconteça por parte do franqueador, o empreendedor franqueado não pode se esconder atrás disso e relaxar. 

É essencial participar ativamente e colaborar em projetos que contribuam para a continuidade e crescimento da marca.

Dispor de interesse pelo segmento 

É fundamental para quem está nesse ramo estar sempre atualizado e afinado com as novidades do segmento. 

Esse interesse talvez seja tão mais importante do que ter um passado de experiência dentro da administração de empresas, uma vez que é prática da franqueadora garantir aos franqueados noções básicas de gestão para administrar a própria unidade. 

Disposição para ficar de olho na operação

É preciso também colocar a mão na massa ao invés de delegar absolutamente tudo para um gerente administrar.

O empreendedor franqueado deve estar disposto a atuar à frente da operação do negócio, lidando  no dia a dia, pois somente assim é possível entender a operação, saber cobrar os funcionários, conhecer o perfil dos clientes, observar as dificuldades e entender como resolvê-las.

Saber liderar

Uma parte importante do perfil do empreendedor franqueado é gerenciar o capital humano. Essa habilidade é tão importante quanto dominar conceitos administrativos para tocar uma franquia.

É preciso que o empreendedor desenvolva habilidades para se tornar uma boa liderança, inspirar a equipe, saber escutar e entender os diferentes pontos de vista.

Confiar na franqueadora

O sucesso do seu negócio dependerá das decisões e orientações fornecidas pela franqueadora, então essa é uma relação em que a confiança é um alicerce muito importante. 

Seja um franqueado Havanna

Depois de todas essas informações sobre como é ser um empreendedor franqueado, que tal apostar em uma marca reconhecida internacionalmente?

A Havanna foi fundada na Argentina há mais de 80 anos como uma fábrica de alfajores e desde então se tornou sinônimo de sucesso, com uma rede de cafeterias presente em 12 países, e produtos exclusivos e saborosos.

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