Entrar no ramo de franquias com um negócio já em operação parece uma excelente oportunidade, não é mesmo? E o melhor é que essa alternativa já existe e recebe o nome de repasse de franquia, um processo que traz vantagens para quem vende e para quem compra.
Apesar de pouco explorado, o repasse de franquias é um tema fundamental para quem deseja embarcar no mundo do franchising, especialmente para os que procuram um negócio já com uma estrutura funcional.
Os repasses podem acontecer por diversas razões, como em casos de passagens de pai para filho, de um amigo para outro, ou até mesmo em decorrência de questões de saúde. Mas será que esse modelo é o ideal para você?
Para ajudá-lo a avaliar essa possibilidade, o blog da Havanna preparou um conteúdo que aborda os aspectos contratuais do repasse e o que deve ser observado por cada um dos envolvidos na negociação. Confira!
O que é necessário para repassar uma franquia?
Primeiramente, para o comprador, é importante avaliar o histórico da franquia para checar aspectos relativos a seu funcionamento e rentabilidade.
No entanto, vale lembrar que a própria carteira de clientes previamente formada pela franquia facilita o início do investidor, que não precisou construir tudo do zero.
Não apenas os clientes, mas também a equipe que já trabalhava na loja estará habituada aos serviços, o que pode conferir maior facilidade ao novo gestor.
Apesar de não ser uma etapa realizada antes da compra, a análise de possíveis expansões é interessante para que, de antemão, haja um mapeamento que esclareça quais direções devem ser seguidas futuramente, se for de interesse do investidor
Quais são os aspectos legais sobre o repasse?
De início, como exposto pelo SEBRAE, é necessário verificar se o contrato de franquia permite o repasse, em cláusula que deve estar explícita no contrato e por vezes pode apresentar restrições.
É válido chamar a atenção para o fato de que a análise contratual é fundamental para verificar as possibilidades de negócio que melhor satisfaçam os lados do comprador e do vendedor.
Como a transferência de uma franquia é um processo que demanda atenção a possíveis riscos contratuais, a verificação do histórico jurídico de quem está vendendo e do histórico da franquia é uma etapa importante para que se tenha certeza de onde está investindo seu dinheiro.
A Havanna, já consolidada no mercado e tradicional no ramo, oferece a segurança de que o repasse virá sem surpresas e com a segurança de que será um investimento de qualidade.
Quais são os benefícios do repasse?
O maior benefício, muito em virtude das facilidades geradas pela equipe já formada e a carteira de clientes consolidada, é a segurança, visto que, com uma franquia em andamento, o risco do investimento é reduzido.
Adicionalmente, o custo para comprar uma franquia já existente e dar continuidade aos negócios é menor se comparado ao valor de começar uma franquia do zero. Assim como o custo, o retorno financeiro tende a ser mais rápido em relação a uma nova unidade.
Com uma boa análise do negócio e dos fatores contratuais, o processo de repasse é benéfico a todos e fornece aos envolvidos inúmeras possibilidades para o futuro. No blog da Havanna, você pode conferir um conteúdo especialmente sobre as vantagens de empreender em uma marca consolidada.
Faça seu investimento nas franquias Havanna!
Se você está buscando investir em uma franquia com alta rentabilidade e risco reduzido, aposte na Havanna, marca reconhecida no mercado nacional e internacional.
Referência nos setores de doceria, de cafeteria e, agora, de heladeria, a Havanna agrega o valor de uma marca sólida e que oferece tudo que você precisa no ramo das franquias.
Acesse aqui para saber como se tornar um franqueado.