Em quase todos os meses do ano existem momentos especiais em que as pessoas estão dispostas a gastar mais com um item específico. O nome desse fenômeno é sazonalidade.
Por um lado, a sazonalidade é importante para impulsionar as vendas do comércio em determinadas épocas do ano. No entanto, há também casos em que um produto ou serviço não possui boa performance fora deste período, gerando um verdadeiro desafio para os empreendedores que querem manter as vendas lá em cima.
Para manter o desempenho constante após a sazonalidade, é necessário planejamento e incentivo às compras fora de época. Confira no blog algumas dicas de ações que podem ajudar na regularidade das vendas.
O que é sazonalidade?
O conceito de sazonalidade, segundo o dicionário, está relacionado às estações, ou seja, eventos que sempre acontecem em uma determinada época do ano. No mundo empresarial, o termo faz referência a fatores externos que afetam os resultados financeiros.
As mudanças de sazonalidade podem ter diversas causas como: estações (primavera, verão, etc.); datas comemorativas (Dia das Mães, Páscoa, Natal, etc.) e eventos de grande impacto (Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Carnaval, etc.).
Por conta disso, a demanda por determinados itens cresce em certas épocas do ano. Por exemplo: panetones em dezembro, bolsas e acessórios no Dia das Mães e chocolate na Páscoa.
Ainda outras sazonalidades específicas:
Diária: quando há um grande movimento em apenas um horário do dia.
Diária: quando há um pico de público em um determinado horário todos os dias. Exemplo: restaurantes na hora do almoço.
Semanal: quando o movimento acontece em um dia específico da semana. Exemplo: barzinhos que costumam ficar mais movimentados no fim de semana.
Mensal: quando as vendas crescem em um período específico do mês. Exemplo: supermercados têm maior movimentação no início do mês, pois é quando os trabalhadores recebem o salário e os vales -alimentação e refeição.
Como continuar vendendo bastante?
Enquanto as sazonalidades positivas melhoram o crescimento das vendas, as negativas podem representar períodos de prejuízo para as empresas. Nesta etapa, é essencial que haja um planejamento para lidar da melhor forma com qualquer contratempo.
Um bom plano de negócio evita que o estoque fique encalhado após a sazonalidade e permite que o empresário tenha a real noção sobre como ficará a situação financeira após o período de alta nas vendas.
Confira algumas dicas para que a empresa consiga manter as vendas em alta mesmo após a sazonalidade.
Marketing
Quando uma empresa entra em crise financeira, um dos primeiros cortes financeiros é no marketing. No entanto, essa área é essencial para minimizar os efeitos negativos da sazonalidade. Portanto, continue apostando em ações que vão atrair os clientes.
Leia mais aqui para saber como manter um bom atendimento na unidade.
Lista de presentes
Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal acontecem apenas uma vez no ano. Porém aniversários, casamentos e celebrações estão presentes durante todo o ano.
Nesse sentido, a sua loja pode se apresentar como uma opção para presentes em geral. Escolha possíveis presentes e dispare essa lista para amigos e familiares, o que já rende uma propaganda gratuita.
A estratégia é certeira para garantir o fluxo de vendas durante todo ano. Além disso, evita a procura de itens repetidos, já que os presentes permitem uma maior variedade de opções.
Cross Selling
Também conhecido como venda cruzada, o cross selling é uma técnica na qual o lojista oferece um produto ou serviço complementar a um item que o cliente já adquiriu.
A ideia por trás dessa estratégia é fazer com que o cliente consuma algo que ele inicialmente não iria comprar, aumentando o ticket médio da venda. É uma oportunidade também para despachar produtos que estão fora da sazonalidade.
Um exemplo comum de cross selling ocorre na loja de calçados quando o cliente compra um tênis e o vendedor oferece uma meia. Na maioria das vezes, o consumidor acaba aceitando a oferta.
Precificação
A precificação é um fator muito importante para qualquer segmento. Neste sentido, o lojista pode oferecer descontos de produtos que estão fora da sazonalidade e atrair os consumidores pelo baixo preço.
Lembre-se de que equilíbrio é fundamental. Preços mais baixos podem aumentar as vendas, porém se os valores não estiverem adequados à realidade da empresa, poderão causar prejuízo.
Ações relâmpago
Uma dica para atrair clientes é realizar ações relâmpagos. Procure os clientes que tenham um alto ticket médio na loja e ofereça ações específicas por tempo limitado. Essa mensagem pode ser enviada por uma lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo.
A chamada deve lembrar o consumidor que a oportunidade trará preços menores antes delas serem compartilhadas com o grande público. Além de ser uma oportunidade de vender mais, essa ação faz o consumidor se sentir especial.
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