Quando se fala em franquias, o setor de alimentação é um dos segmentos que mais faturou no segundo trimestre de 2023, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) e mostra que o aumento foi de 10,9%. Quando se fala do segmento de Alimentação Food Service, o índice é ainda maior, 16,9%.
Unitária, master, micro,de desenvolvimento de área ou combinada. Estes são alguns dos tipos de franquias que podem ser abertas no Brasil. Entender como funciona cada um deles faz com que o investidor saiba exatamente onde aplicar o dinheiro.
O blog da Havanna já fez um texto explicando o que é franquia. Abaixo, você pode compreender melhor como funciona cada tipo de franchising adotado no Brasil.
Tipos de franquias no Brasil
São pelo menos oito tipos de franquias no Brasil, segundo o Sebrae. Ao decidir onde pretende atuar e que marca quer você mais se identifica, é hora de compreender quais os tipos de franquias mais comuns no país.
Franquias unitárias
Esse modelo garante a exclusividade do franqueado em ser o único fornecedor de um determinado produto ou serviço em um local pré-determinado pelo franqueador. Pode ser, por exemplo, uma loja ou quiosque da marca em um shopping center, ou em um bairro, por exemplo. Isso não impede que o franqueado possa abrir outras unidades da marca em outras regiões de expansão do franqueador.
Master franquia
Na master franquia, o master franqueado ou subfranqueador consegue com a marca o direito de explorar uma determinada região e abrir vários pontos de venda.
Esse modelo é usado em processo de internacionalização ou em países muito grandes como o Brasil. Por exemplo: o master franqueado consegue o direito de explorar a marca em uma parte dentro de um estado ou até em alguma região inteira do país. Neste caso, o franqueado pode implantar unidades ou terceirizar o processo.
De acordo com o Sebrae, aqui, os contratos serão assinados pelo master franqueado, e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.
Franquia de desenvolvimento de área (DA)
A franquia de desenvolvimento de área (DA) concede o direito para explorar a marca em uma região específica. O franqueado pode abrir mais de uma unidade em um período de tempo. Cada franquia aberta será um contrato firmado.
A diferença da franquia master é que o franqueado não pode repassar o compromisso para os subfranqueadores, mas pode vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todos os contratos são firmados com o franqueador.
Store in store
A franquia store in store, também chamada de business in ou shop in shop (loja dentro de uma loja – na tradução livre),é quando ocorre a permissão da instalação de uma marca dentro de um estabelecimento comercial.
Um exemplo seria um quiosque de algum cosmético dentro de um salão de beleza, ou uma marca de acessórios dentro de uma loja de roupas, ou ainda uma cafeteria em um supermercado.
Franquias de conversão
Na franquia de conversão, o empreendedor, que já é dono de um negócio (marca própria) passa a integrar uma rede de franquia. Pense em uma pessoa que já é dona de uma cafeteria. Ao deixar de ser uma marca própria, ela passa a contar com os benefícios da franqueadora, como capacitação de funcionários, poder da marca, padronização de produtos e serviços e escalabilidade da operação, podendo ainda se beneficiar de ações de merchandising da marca.
Franquias combinadas
Neste modelo, são combinados vários negócios em um mesmo ponto comercial, obtendo assim o máximo de vantagem possível. Imagine poder fazer as unhas e cabelos no mesmo lugar em que consegue comprar os produtos utilizados pelos profissionais do salão, amolar alicates, fazer uma massagem ou maquiagem ou tomar um café.
Franquias sociais
O objetivo deste modelo não é o lucro. O foco é a sustentabilidade e o crescimento de um projeto. É usada para difundir serviços sociais sem fins lucrativos, sendo uma maneira de utilizar as técnicas e os procedimentos de franchising para o crescimento e a replicação de um projeto social.
Microfranquias
Com baixo custo operacional, operação simplificada e atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, as microfranquias nem sempre exigem ponto comercial, e nestes casos podem ser chamadas de home-based.
Devido ao seu baixo custo, o retorno do capital aplicado ocorre mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito.
Seja um franqueado Havanna!
A reputação da marca conta muito na hora de escolher um modelo de franquia para investir e a Havanna é reconhecida internacionalmente.
A marca chegou ao Brasil em 2006 e atualmente conta com mais de 200 unidades em funcionamento, fazendo do país sul-americano a segunda maior rede franqueada da Havanna.
A franqueadora oferece dois modelos de negócio para investimento: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 340 mil.
No período de pandemia, o faturamento da marca aumentou 115%, o que comprova que o segmento de alimentação é um bom investimento.
A Havanna conta ainda com unidades na Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.
Para saber mais sobre como se tornar um franqueado Havanna, clique aqui.