Duas pessoas sentadas à mesa analisam documentos juntas, apontando informações com uma caneta.

Vai investir em uma franquia? Conheça os erros mais comuns e não comprometa seu sucesso 

O franchising é um setor promissor e em constante expansão, que vem superando projeções e registrando faturamentos bilionários. Mas investir em uma franquia exige análise de lucros e riscos, além de pesquisas e planejamento, sobretudo financeiro, especialmente para novos franqueados.

No entanto, caso bem planejado, há grande chance para o sucesso. Em 2024, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento movimentou R$ 273 bilhões. Já em 2025, o crescimento foi de aproximadamente 5%, elevando o faturamento para cerca de R$ 287 bilhões.

Para 2026, as projeções continuam otimistas. De acordo com a pesquisa da ABF, o setor segue em crescimento, com destaque para Saúde, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação e Alimentação, segmentos que apresentam desempenho acima da média.

Diante desse grande potencial de sucesso, é fundamental que os futuros franqueados estejam bem informados sobre como investir em uma franquia, evitando erros comuns que podem comprometer o negócio no presente e no futuro.

Por isso, o blog da Havanna preparou este conteúdo como um guia para orientar futuros franqueados sobre os erros que devem ser evitados ao abrir uma franquia. Confira!

Como investir em uma franquia? 

Para futuros franqueados, conhecer os passos corretos para investir em uma franquia é tão importante quanto entender os erros mais comuns. Confira um passo a passo simplificado de como funciona esse processo:

Estude e conheça sobre o sistema de franquias

Antes de escolher qual segmento seguir (Alimentação, Bem-estar, etc.), é fundamental conhecer conceitos básicos, como:

  • Diferença entre franqueador (marca) e franqueado (você, empreendedor/investidor);
  • COF (Circular de Oferta de Franquia), documento obrigatório por lei que reúne todas as informações da franquia;
  • Taxas envolvidas, como taxa inicial (taxa de franquia), royalties (mensalidade), fundo de propaganda e taxa de renovação.

Autoavaliação 

Antes de escolher uma franquia, é essencial avaliar se você tem perfil para empreender. Ser franqueado exige dedicação, persistência, adaptação às regras da franqueadora e capital para sustentar o negócio.

Escolha do segmento e da marca franqueadora 

Após a autoavaliação, analise suas preferências, disponibilidade e objetivos, considerando também o formato da franquia e a sua realidade atual, seja para mudar de carreira ou gerar renda extra.

Nessa etapa, aprofunde-se nas marcas franqueadoras de interesse, observando aspectos, como: tempo de mercado, suporte oferecido, custo do investimento, número de unidades em operação e fechadas, prazo de retorno, etc.

Inicie o processo de seleção 

Algumas redes de franquias realizam um processo de seleção para verificar se o candidato tem o perfil adequado, com entrevistas, análises financeiras e apresentação detalhada da operação.

Essa etapa é uma via de mão dupla: enquanto a franqueadora avalia você, você também deve avaliá-la. Se a resposta for negativa, encare como aprendizado, mas, se for positiva, você estará a poucos passos da concretização do negócio.

Contrato e abertura

Após a aprovação, você assina o contrato e inicia o cronograma de implantação, que pode incluir a abertura da empresa (CNPJ, licenças e alvarás), reforma e montagem da unidade, treinamento inicial e campanha de inauguração. Planeje essa fase com cuidado, lembrando que os primeiros meses costumam ser os mais desafiadores.

Quais são os erros mais comuns ao abrir uma franquia? 

No processo de preparação para a abertura de uma franquia, conhecer os erros a serem evitados auxilia o franqueado a alcançar sucesso e retorno financeiro. Alguns deles são:

Escolher o segmento sem analisar mercado

São inúmeros os segmentos dentro do franchising, e a escolha depende não apenas do perfil do franqueado, mas também da análise de mercado.

O setor de Alimentação, por exemplo, é um dos que apresenta maiores faturamentos e tendência de expansão. De acordo com a 14ª Pesquisa Anual Setorial de Foodservice 2024/2025 da ABF, conduzida pela Galunion, o segmento teve alta de 84% em 2024.

Assim, analisar o mercado, o público-alvo e a concorrência do segmento em que deseja investir é essencial para não se arrepender no meio do caminho por não obter o retorno esperado.

Não analisar o COF

Esse documento reúne informações fundamentais sobre a franquia, como taxas, histórico e possíveis pendências da franqueadora. Se você não o analisar com cuidado pode trazer prejuízos financeiros no futuro.

Leia mais sobre o COF acessando aqui

Subestimar os custos de instalação e o capital de giro

Muitos franqueados calculam apenas os valores iniciais de abertura, como a taxa de franquia, e deixam de considerar custos com reformas, equipamentos, estoque inicial e despesas operacionais até que a unidade comece a gerar lucro.

Falta de planejamento financeiro

Não prever reservas financeiras para imprevistos ou não controlar as despesas pode gerar problemas de fluxo de caixa rapidamente.

Achar que a localização não faz diferença

O ponto comercial é um dos principais fatores para o sucesso de uma unidade franqueada. Uma localização inadequada, com pouca visibilidade ou fluxo insuficiente de clientes, pode comprometer as vendas desde o início.

Não seguir o modelo operacional da franqueadora

As franquias têm processos testados e já consolidados que devem ser seguidos. Tentar improvisar ou fazer muitas alterações pode prejudicar o desempenho da unidade.

O treinamento inicial é essencial, pois é nele que se aprende a vender o produto e a implementar o sistema da franquia. A atenção aos detalhes neste momento evita problemas e dúvidas durante a implantação do negócio.

Comece sua jornada de sucesso com a Havanna!

Para futuros franqueados, investir em uma marca consolidada, com resultados sólidos no mercado, reconhecimento do público e atuação em um segmento com alto potencial, como o de Alimentação, é apostar em segurança, visibilidade e rentabilidade desde o início.

Tudo isso pode ser encontrado na Havanna, que está presente em mais de 12 países, com mais de 2.500 pontos de venda, e atua há mais de 80 anos no mercado.

Na Havanna, o franqueado pode escolher entre diferentes formatos de negócio: Quiosque, Loja, Heladeria e Espresso, adequando a operação ao seu perfil, ao valor de investimento disponível e aos seus objetivos.

Além disso, conta com o suporte, que oferece treinamento, marketing, operações e acompanhamento constante, fatores que aumentam significativamente as chances de crescimento e sucesso.
Quer saber mais como se tornar o próximo franqueado da Havanna? Acesse o site.

Compartilhe:

Leia também: