Abrir uma franquia no shopping pode ser uma opção atraente para muitos empreendedores, especialmente aqueles que buscam maior visibilidade e um fluxo constante de clientes.
Mas a decisão de alocar o estabelecimento em um centro comercial exige uma análise cuidadosa, que deve considerar diversos fatores.
Confira a seguir, as vantagens, desafios e o custo de ter uma loja no shopping.
Quais as vantagens de abrir uma franquia no shopping?
O shopping é um ambiente projetado para atrair, diariamente, um alto volume de visitantes e, para isso, oferece diferentes soluções para uma experiência de compra conveniente e agradável.
Com uma combinação de lojas, restaurantes, cafeterias, opções de lazer, entretenimento e outros serviços, ele cria um espaço onde consumidores, com os mais diversos perfis, possam encontrar tudo o que precisam.
Por isso, abrir uma franquia no shopping, pode ser uma decisão adequada para potencializar o alcance do seu negócio. Alguns outros pontos positivos são:
Alta visibilidade e tráfego de pessoas
Shoppings são locais movimentados e essa característica garante visibilidade constante para a franquia e um alto fluxo de clientes todos os dias, que varia entre jovens, famílias, trabalhadores, aposentados e até os próprios lojistas.
O último estudo realizado e publicado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indicou que, em 2023, os shoppings brasileiros registraram um aumento no fluxo de visitantes em comparação ao ano anterior e a tendência é que esse número continue aumentando.
Marketing e eventos promocionais
Muitos shoppings investem em campanhas de marketing e organizam eventos para atrair mais consumidores, especialmente em datas comemorativas como:
- Dia do Consumidor;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Black Friday;
- Natal.
Além disso, nessas datas há, naturalmente, um aumento do fluxo de consumidores nos centros comerciais. O que pode auxiliar o franqueado a atingir ou maximizar os resultados da sua unidade.
Segurança e infraestrutura
Shoppings oferecem segurança e uma infraestrutura que dificilmente pode ser encontrada em outros pontos comerciais. Isso inclui:
- vigilância 24 horas;
- câmeras de monitoramento;
- seguranças em todos os setores;
- estacionamentos para clientes e lojistas;
- sistemas anti-incêndio;
- temperatura controlada;
- soluções anti-furto;
- acessibilidade;
- local específico para carga e descarga;
- equipe de manutenção;
- áreas reformadas e com a infraestrutura adequada para receber lojas e quiosques.
Público diversificado e com mais poder de compra
Shoppings atraem consumidores de diferentes perfis, incluindo aqueles que vão comprar produtos, realizar serviços, visitantes que procuram opções de alimentação ou entretenimento e acabam fazendo compras, entre outros. Isso pode aumentar as chances de sucesso da franquia.
Além disso, segundo dados da Abrasce, o ticket médio em shoppings em datas comemorativas, como o Natal, foi de R$ 207,04 em 2023 e, apesar de o valor variar em diferentes épocas do ano, o valor médio de consumo por cliente em um shopping é consideravelmente maior em comparação a outros pontos comerciais.
Pontos a serem considerados
Apesar das diversas comodidades logísticas e operacionais que o shopping pode oferecer, antes de tomar a decisão de estabelecer a sua franquia em um, alguns detalhes devem ser considerados, como:
Aluguel no shopping
Um dos principais desafios na hora de ter uma franquia no shopping é o custo do aluguel, que costuma ser significativamente maior em comparação com lojas de rua.
Além disso, existe um valor fixo e um percentual sobre o faturamento que todo lojista é obrigado a pagar.
Concorrência no shopping
Centros comerciais de grande circulação costumam concentrar uma grande variedade de lojas do mesmo segmento, o que pode intensificar a concorrência.
Estar em um ambiente onde o cliente tem várias opções similares pode exigir estratégias agressivas de marketing, diferenciação e fidelização de clientes.
Horário de funcionamento em centros comerciais
Todos os estabelecimentos presentes em shoppings precisam se adequar ao horário de funcionamento do centro comercial, que normalmente é estendido e inclui finais de semana e feriados.
Isso pode significar custos maiores com folha de pagamento e logística, afinal, é indispensável que a loja esteja operando durante todo o horário de funcionamento do local.
Analise todas as variáveis
Antes de abrir uma franquia em um shopping, é essencial realizar uma análise financeira detalhada com todos os custos, valor em caixa, valor disponível para gastar ou investir e tempo de retorno.
E a taxa de franquia, os royalties, o custo de instalação e o capital de giro também são componentes que devem ser considerados e avaliados com cautela.
- Retorno sobre investimento (ROI): segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o prazo médio de retorno sobre investimento para franquias em shoppings varia entre 18 e 36 meses, dependendo do segmento e da localização da loja.
- Capacidade de endividamento: é importante avaliar a capacidade de endividamento da empresa. Aluguéis elevados e custos operacionais podem pressionar o fluxo de caixa, especialmente nos primeiros meses de operação.
- Custos fixos e variáveis: inclua o valor do aluguel, taxas de condomínio, salários e outros custos operacionais. Exemplo: Aluguel mensal de R$ 10.000 em um shopping de grande movimento.
- Valor em caixa e disponível para investimento: certifique-se de que o valor disponível cobre os custos iniciais e eventuais emergências. Exemplo: R$ 300.000 reservados para o início da operação e R$ 50.000 para imprevistos.
- Tempo de retorno: calcule o prazo estimado para recuperar o investimento inicial. Exemplo: retorno previsto de 24 meses para uma franquia de alimentação.
Componentes financeiros relacionados à franquia:
- Taxa de franquia: valor pago à franqueadora para obter os direitos de uso da marca. Exemplo: taxa de franquia de R$ 50.000.
- Royalties: percentual das receitas pagas à franqueadora regularmente. Exemplo: 5% do faturamento bruto mensal.
- Custo de instalação: inclui reformas, decoração, equipamentos e estoque inicial. Exemplo: R$ 150.000 para montagem da loja.
- Capital de giro: dinheiro necessário para manter as operações até que a loja comece a gerar lucros consistentes. Exemplo: R$ 100.000 para os primeiros seis meses.
- Segmento e localização: considere como esses fatores influenciam o tempo de retorno. Exemplo: franquias de vestuário tendem a ter um retorno mais rápido em shoppings populares.
Sazonalidade e fluxo de caixa:
- Impacto da sazonalidade: considere os meses de menor movimento e prepare-se financeiramente. Exemplo: expectativa de queda nas vendas durante janeiro e fevereiro.
- Margem de segurança: inclua uma reserva para enfrentar períodos de baixa. Exemplo: reserva adicional de 10% do capital de giro.
Projeção de receitas e despesas:
- Realismo nas projeções: estime receitas e despesas com base em dados de mercado e na experiência de outras franquias. Exemplo: previsão de faturamento de R$ 50.000 mensais no primeiro ano.
- Margem de segurança: adicione uma margem para cobrir possíveis variações nas despesas. Exemplo: margem de 15% sobre custos estimados.
Faça parte de uma das redes que mais cresce nos shoppings!
Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.
Se somadas, as unidades brasileiras com as de outros países, como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, o número chega a 2.500 pontos de venda.
Presente em diferentes pontos comerciais como: shoppings, aeroportos, perfumarias e galerias, a marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.
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