Glossário

Glossário: os principais termos do franchising

Toda área profissional possui termos e jargões próprios, que são compreendidos automaticamente por quem já está por dentro do assunto. O setor de franchising não é diferente, possuindo expressões específicas para abordar determinados tópicos. 

Para o empreendedor que deseja investir em franquias é essencial conhecer os principais termos do segmento. Isso vai facilitar a pesquisa e a compreensão dos modelos oferecidos e suas vantagens e desvantagens. 

Confira no blog um glossário com os termos que você precisa conhecer antes de fechar negócio com uma franquia. 

Capital de giro 

Esse termo não é exclusivo do universo de franquias, mas sim do mundo dos negócios de forma geral. 

O capital de giro é composto pelos recursos (dinheiro, crédito, etc.) que são necessários para manter a empresa funcionando. Ele é calculado a partir da diferença entre os valores disponíveis e a soma das despesas que devem ser pagas. 

Ter conhecimento sobre o capital de giro é extremamente importante ao procurar uma franquia, principalmente no início do empreendimento. Essa informação garante ao empreendedor a possibilidade de se preparar melhor para o investimento. 

Circular de oferta de franquia (COF)

Trata-se de um documento que precisa ser disponibilizado obrigatoriamente aos candidatos a franqueados. 

Esse conteúdo conta com todas as informações relevantes do negócio como: balanços contábeis, processos judiciais, número total de unidades, entre outras. Por lei, o documento precisa ser entregue com no mínimo 10 dias de antecedência da assinatura do contrato de franquia. 

Contrato de franquia 

Esse documento formaliza a aquisição de uma unidade da franqueadora, estabelecendo todos os pontos do acordo como as obrigações e deveres de cada um. 

Em geral, esse contrato tem um período de validade variável, necessitando ser renovado após o fim do mesmo. 

Franqueado e franqueador 

Esses são sem dúvida os dois termos mais frequentes em qualquer publicaçãorelacionada a franquias. Eles indicam o papel do investidor e da responsável pela marca na relação de negócios. 

O franqueador é a empresa detentora da marca, responsável pela gestão e suporte para todas as outras unidades. 

O franqueado é a pessoa que adquire o direito de usar marca e de comercializar os produtos e serviços, por um tempo e local determinado, mediante pagamento das taxas estipuladas. 

Know-how 

Em uma tradução ao pé da letra para o português, know-how significa “saiba como”. Esse termo é utilizado para denominar todo o conhecimento operacional e expertise do franqueado naquele segmento. 

Quando um empreendedor investe em uma franquia, é comum dizer que ele tem acesso ao know-how daquele negócio. 

Lucratividade

A lucratividade é um indicador do percentual de ganho daquela franquia. Ele é calculado dividindo o lucro líquido pela receita total e multiplicado por 100. 

Master franquia 

A master franquia representa um modelo em que o franqueado pode subfranquear outras unidades do negócio em uma determinada região. Nesse caso, ele também passa a ser responsável por auxiliar o franqueador na prestação de suporte. 

Microfranquias 

Dentro do mercado é comum utilizar o termo microfranquia para negócios que necessitam de pouco investimento inicial. Essa expressão é geralmente aplicada em franquias que custam menos de R$ 100 mil. 

Rede 

A rede é o conjunto de franquias de uma mesma marca, formada por todos os franqueados e pelo franqueador. Apesar das várias unidades possuírem proprietários diferentes, a marca comporta-se como se fosse uma única empresa, estabelecendo regras gerais para todos. 

Rentabilidade 

Assim como a lucratividade, a rentabilidade é um indicador percentual. A diferença é que esse dado determina o grau de sucesso do investimento. Ele é calculado dividindo o lucro de um período pelo valor do investimento e multiplicado por 100. 

Royalties 

Um dos termos mais importantes quando o assunto é franquias. Os royalties são taxas cobradas pelo franqueador pelo uso da marca. O montante valor fixo ou um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. 

Os valores dos royalties devem estar estabelecidos no contrato de franquia. Há redes que optam por não cobrar essa taxa. 

Taxa de marketing/propaganda 

Trata-se de um tributo que a franqueadora cobra ocasionalmente para financiar propagandas e ações de marketing. Através desse valor, o franqueado contribui para a divulgação da marca.

Em alguns casos, a franqueadora pode solicitar que cartazes sejam colados no estabelecimento anunciando novidades. Assim como os royalties, algumas franquias não apresentam essa taxa. 

Seja um franqueado Havanna! 

Agora que você já conhece todos os principais termos do franchising, que tal investir em uma franquia Havanna

Fundada na Argentina e famosa por seus alfajores e doce de leite, a Havanna é uma rede referência de cafeteria. São mais de 2.500 pontos de venda espalhados por 12 países, incluindo o Brasil. 

As franquias possuem modelos de investimento de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com lucratividade de 12 a 15% e retorno do investimento de 18 a 36 meses. 

Saiba mais aqui. 

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