O universo do franchising é um ambiente em que para se destacar como um franqueado de sucesso, é preciso ter um perfil ideal, colocando em prática determinadas habilidades e competências.
A gestão de uma franquia passa pela aplicação de uma série de conhecimentos e comportamentos desejados no ambiente empresarial.
Essas habilidades e competências vão desde o papel de liderança, de dedicação contínua ao negócio e, até mesmo, de saber se comunicar com a equipe de colaboradores, com os clientes e também com a própria franqueadora.
Ao seguir esse caminho, você vai se colocar em posição privilegiada dentro do mercado de franquias de alimentação, uma área em franca ascensão, com um faturamento de 17,5% a mais no terceiro trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Veja com o blog de franquias da Havanna quais são as habilidades que podem fazer a diferença na sua operação.
Quais as atribuições do empreendedor franqueado de sucesso?
Mesmo não sendo o principal responsável por zelar pelo nome e qualidade da marca, algo que cabe ao franqueador, em conjunto com sua equipe de colaboradores, o franqueado tem um compromisso considerável com a excelência operacional.
Isso é feito a partir do entendimento de um conjunto de obrigações atreladas ao desenvolvimento e consolidação da empresa que ele representa.
Entre as atribuições do franqueado estão:
- Gerar uma boa experiência aos clientes;
- Cuidar da qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
- Monitorar o atendimento realizado pela equipe de colaboradores;
- Tomar decisões gerenciais;
- Manter a contabilidade em dia;
- Participar do dia a dia da operação.
Quais habilidades e competências um franqueado de sucesso precisa ter?
Comandar a operação de uma franquia requer que o empreendedor tenha o dom de entender o funcionamento de uma empresa a partir de várias funções, com diferentes perspectivas.
Esse perfil é chamado no meio corporativo de multitasking, ou seja, uma pessoa com habilidades multitarefas.
Entende-se que, com essa competência, é perfeitamente possível se envolver em situações operacionais, estratégicas e de relacionamento sem a perda de qualidade.
Veja a seguir quais são essas habilidades necessárias para um franqueado de sucesso.
Saber se comunicar
Essa é uma habilidade imprescindível para um franqueador de sucesso, afinal quem não se faz entender terá sérias dificuldades no dia a dia da operação.
É por meio da comunicação persuasiva – estilo de comunicação cujo objetivo é influenciar ou motivar outra pessoa – e da troca de informações e conhecimentos, que todos da equipe conseguem compreender os objetivos e valores da organização.
Saber liderar
A liderança está estritamente ligada à capacidade de comunicação, mas de uma forma mais abrangente.
Ela vai muito além da simples troca de ideias com um colaborador, mas também em questões como:
- Conhecimento para desenvolver equipes: motivar seus colaboradores a evoluírem enquanto pessoas e profissionais;
- Capacidade de delegar tarefas: ser descentralizador, não deixando que todas as atividades concentrem-se apenas em si;
- Competência para oferecer feedbacks: como um bom gestor, um franqueado de sucesso precisa repassar os feedbacks para que todos estejam alinhados com os mesmos objetivos, e assim poderem fazer as melhorias necessárias ao longo do tempo;
Ter visão de negócio e entendimento do mercado
O perfil comercial para ser um franqueado de sucesso passa pela visão de negócio apurada.
Por isso, se aprofundar em alguns aspectos do cotidiano de uma franquia é essencial. Entre eles:
- Acompanhar, de maneira próxima, a gestão financeira, incluindo controle de custos, análise de rentabilidade, gestão de orçamento e previsão financeira para garantir a sustentabilidade do negócio;
- Compreender e otimizar todos os aspectos operacionais da franquia, e assim garantir eficiência em todos os processos;
- Para lidar com comércio, é preciso ter uma noção privilegiada sobre marketing e vendas. Por isso, um franqueado precisa ter compreensão das estratégias desenvolvidas pela franqueadora;
- Capacidade analítica para tomar as decisões mais acertadas faz parte do escopo de um franqueado. Ao analisar a organização e o mercado em que ela está inserida, é possível prever tendências e antecipar mudanças.
Desenvolver autoconhecimento e inteligência emocional
Questões-chaves no ambiente corporativo atual, autoconhecimento e inteligência emocional são habilidades que precisam ser exercitadas.
Esses processos de compreensão dos próprios padrões de comportamento impactam diretamente na produtividade e na qualidade dos trabalhos desenvolvidos junto aos colaboradores.
A liderança com inteligência emocional resulta em:
- Gerenciamento de tempo de trabalho de maneira efetiva e equilibrada;
- Organização com as próprias tarefas, a chamada autogestão;
- Maior flexibilidade para compreender e seguir os processos da franquia, buscando atingir as metas propostas;
- Mais empatia com os integrantes do time de colaboradores e, até mesmo, para entender as aspirações dos frequentadores do estabelecimento.
Seja um franqueado de sucesso com a Havanna
Não basta seguir esse pequeno guia sobre as habilidades a serem desenvolvidas para ser um franqueado de sucesso, se você não se juntar a uma franquia de renome .
A Havanna tem qualidade reconhecida internacionalmente e no Brasil não é diferente. Nosso sistema de franquias conta com dupla operação, de cafeteria e doceria, atendendo aos clientes com um portfólio de produtos especiais.
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