Uma das piores situações que um franqueado pode passar é quando um cliente entra na sua loja e o produto que ele tanto procura está em falta. Esse tipo de cenário é frustrante para o consumidor e há o risco de ele não querer voltar mais para a unidade.
A gestão de estoque é uma tarefa muitas vezes negligenciada pelas empresas, mas essencial para evitar que a cena citada acima aconteça.
Para mudar essa atitude, é essencial reconhecer a importância crítica desse setor e priorizar a implementação de práticas e sistemas eficazes para que a loja nunca fique desabastecida.
O que é a gestão de estoque?
Todo estabelecimento comercial precisa ter um estoque com produtos à disposição dos consumidores para concretizar as vendas. A gestão do estoque entra para garantir que os produtos sejam repostos e os clientes possam consumir normalmente.
Em geral, é responsabilidade do franqueado monitorar a quantidade de insumos. Muitas vezes, a franqueadora presta auxílio por meio de um promotor de vendas ou facilitando o contato com fornecedores.
O franqueado deve ficar atento às diferenças entre estoque mínimo e máximo também para saber quais produtos entram em cada grupo.
Estoque mínimo
Também chamado de estoque reserva, o estoque mínimo garante que não haja desabastecimento, comprando apenas uma quantidade mínima de produtos de um determinado item.
Estoque máximo
Por outro lado, o estoque máximo tem uma quantidade próxima ao maior nível possível de produtos que ela pode armazenar. Isso garante que a loja tenha produtos suficientes para atender à demanda durante um período de pico.
No entanto, isso pode resultar em custos desnecessários, como obsolescência dos produtos.
Por que a gestão de estoque é importante?
As franquias são formatadas a partir de parâmetros de qualidade na produção e entrega de produtos e serviços.
A disponibilidade dos produtos é um fator que impacta diretamente na experiência do cliente, já que a falta de um pode levar à insatisfação, prejudicando as vendas. Esse tipo de situação afeta não só a unidade franqueada, mas toda a rede.
Um outro problema é quando há produtos demais no estoque. Se os insumos comprados em excesso não forem vendidos, correm o risco de estragar, além de ficarem encalhados na prateleira.
Como fazer uma boa gestão de estoque?
Para exercer uma boa gestão de estoque no franchising, é fundamental ter uma visão estratégica e proativa em relação aos negócios. O franqueado deve estar sempre atento às necessidades dos clientes, para identificar quais são as principais demandas e qual o tamanho delas.
Outra habilidade importante é manter uma boa comunicação com os fornecedores, criando um relacionamento confiável. Não se esqueça de ficar atento às datas de entrega, para que a reposição seja feita a tempo.
A tecnologia também pode ser uma grande aliada. Sistemas informatizados de gestão de estoque permitem que o franqueado monitore o nível dos produtos em tempo real e informam quando é a hora de fazer novos pedidos.
Esse tipo de solução é extremamente útil para franquias com alta variedade e rotatividade de produtos. É possível ir além com outras ações:
Fazer checklists
Se o franqueado preferir ter um controle manual sobre o estoque, a técnica do checklist ajuda a garantir uma avaliação rápida e a determinar o momento certo para realizar a reposição.
Treinamento da equipe
Ter um time preparado faz toda a diferença para a gestão do estoque. Seja o monitoramento manual ou por meio de alguma ferramenta tecnológica, incentive que os colaboradores registrem o que foi retirado e a quantidade para que sejam devidamente registrados no inventário.
Meios para otimizar a reposição
Com o passar do tempo e com mais experiência no negócio, o franqueado pode identificar oportunidades de ajuste para melhorar a logística da gestão do estoque. Nem sempre o formato tradicional pode ser o mais vantajoso para a unidade.
Algumas franqueadoras optam por produzir a própria matéria-prima, tornando-as responsáveis pelo seu envio. Quando isso ocorre, os franqueados conseguem abastecer o estoque de forma mais veloz, sendo desnecessário armazenar um número muito superior ao da demanda.
Franquia da Havanna
Com produtos irresistíveis e uma operação eficiente, a franquia da Havanna é a melhor opção para quem deseja aproveitar o lucrativo mercado de cafeterias. A oportunidade de gerenciar o seu próprio negócio também é uma chance de colocar em prática suas habilidades de gestão de estoque.
A Havanna conta com dois modelos de negócio: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno entre 18 e 36 meses. A lucratividade estimada é de 12% a 15%.
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