faturamento de franquias

Setor de franquias cresce 12,8% no 2º trimestre, com faturamento de R$ 61,2 bi

O mercado de franquias segue em expansão e está longe de dar qualquer sinal de crise, como é possível observar com os resultados do segundo trimestre de 2024 divulgados na Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Confirmando a tendência, o setor de franquias registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023. De acordo com o levantamento, houve na receita de abril a junho um aumento de R$ 54,2 bilhões para R$ 61,2 bilhões.

Os dados relativos ao semestre também foram apresentados pela pesquisa, com um resultado ainda mais satisfatório. O faturamento nos seis primeiros meses de 2024 cresceu 15,8%, passando de R$ 105,1 bilhões para R$ 121,7 bilhões.

Alimentação entre os melhores do trimestre

O três melhores desempenhos do trimestre relativo aos meses de abril, maio e junho foram anotados pelos segmentos “Saúde, Beleza e Bem-Estar” (21,7%), “Alimentação – Food Service” (16,4%) – em que está inserida a Havanna – e “Casa e Construção” (15,1%).

O desempenho no setor alimentício dentro das franquias é “baseado na maior busca dos consumidores pela alimentação de melhor custo-benefício, comumente oferecida pelas redes de franquias, e por buscarem também viver experiências gastronômicas como uma forma de lazer e socialização, além da consolidação do mercado de delivery”, explica a ABF em nota.

Aumento do consumo e adaptação ao mercado

Após um excelente resultado no primeiro trimestre, em que foi anotado um crescimento de 19,1%, o setor de franquias continuou se beneficiando no segundo trimestre da demanda aquecida por serviços.

Presidente da ABF, Tom Moreira Leite aponta que o crescimento do setor de franquias, além de reafirmar a resiliência e confiança no mercado brasileiro por parte das redes, é um reflexo da recuperação econômica pós-pandemia e do aumento do consumo.

“O franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras, o que é particularmente atrativo em tempos de volatilidade”, afirma o mandatário da ABF.

A capacidade de adaptação das redes de franquias às novas demandas do mercado, como a digitalização e a oferta de serviços diversificados, é outra questão destacada por Leite.

Ampliação dos empregos no trimestre

O número de empregos nas franquias também cresceu no segundo trimestre deste ano. De acordo com a pesquisa, a mão de obra empregada no setor passou de 1,612 milhão para 1,674 milhão, o que representa uma alta de 3,85%.

O estudo indicou também um acréscimo de 4.273 operações de franchising no país no segundo trimestre, totalizando 193.151 operações. Foram abertas 4,3% mais franquias e encerradas 1,6%, com saldo positivo de 2,7%. 

Seja um franqueado Havanna

O momento de alta do franchising é um verdadeiro convite para quem quer começar a empreender. Então que tal ser um franqueado Havanna?

Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna conta com mais de 2,5 mil pontos de vendas no mundo.

O Brasil é atualmente o país com a 2ª maior rede franqueada da marca, com cerca de 200 unidades em funcionamento.

Entre em contato aqui e veja todas as vantagens de se tornar um franqueado.

Compartilhe:

Leia também: