café

Consumo de café tem alta e aquece o franchising

Não há bebida que represente mais o brasileiro do que o café. Além de ser um produto importante para a construção histórica do país, é considerado um ingrediente indispensável na primeira refeição do dia. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo de café, em 2023, aumentou 1,64%, em comparação ao ano de 2022. Em média, o brasileiro consome 5,12 kg de café torrado e moído no ano. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a expectativa é que o consumo interno de café continue apresentando crescimento em 2024. 

Por todo esse contexto, o empreendedorismo na área de cafeterias está aquecido. Uma das opções mais seguras é o sistema de franchising, em que o franqueado consegue ter o próprio negócio contando com o suporte e o know-how de uma rede consolidada. 

O mercado de cafeterias 

Ao mesmo tempo que cresce o consumo do café no Brasil, aumenta a quantidade de cafeterias no Brasil. Segundo a Euromonitor, o país conta com 3,5 mil cafeterias. Esse número pode chegar a 13 mil se forem contabilizados bares, padarias e lanchonetes. 

Além da quantidade de estabelecimentos, há também uma diversidade de opções de café. Em alguns, a bebida é harmonizada com comidinhas deliciosas, enquanto outros apostam no ambiente como diferencial.

Com isso, é possível concluir que se trata de um segmento com bastante concorrência e que vai exigir muita inovação e criatividade do empreendedor. 

No caso de franquias de cafeteria, o franqueado deve analisar primeiramente se ele tem o perfil para atender as particularidades deste ramo. Esse é um negócio que exige dedicação e onde a presença do dono da operação é fundamental. Outra característica, é claro, amar a bebida. 

Mas há espaço para todo mundo? Embora haja muita concorrência, é importante ressaltar que 95% da população brasileira consome café, segundo a ABIC. Além disso, o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Junto com a alta demanda, o café demonstra uma incrível resiliência contra crises e adversidades, mantendo altos índices de consumo mesmo em meio à pandemia, por exemplo. 

Vantagens do sistema de franquia 

O franchising é um modelo de negócio pronto para ser replicado, oferecendo inúmeros benefícios tanto para o franqueador quanto para o franqueado. 

Falando especificamente do franqueado, ele poderá fazer uso de uma marca reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes. O empreendedor também tem acesso ao conhecimento do franqueador, que já vai ter promovido ajustes de melhoria para aumentar o faturamento. 

No caso específico de cafeteria, ter o direito de utilizar uma marca é vantajoso por ter uma base de clientes já fidelizada. No ramo de alimentação e bebidas, a qualidade é um aspecto importante e os consumidores associam esse valor a uma empresa. 

Participar de uma rede aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores. Você também poderá trocar experiência com outros franqueados, aumentando ainda mais o conhecimento sobre o setor. 

Há também o fator economia. Ao participar de um processo de compras que envolve toda a rede, a tendência é de que os custos sejam reduzidos ou divididos entre todos os franqueados. 

Um exemplo disso é o marketing, que costuma ser cobrado por meio de uma taxa de publicidade direcionada a todas unidades, mas que todos podem usufruir. 

O franqueado ainda participa de treinamentos abrangentes, desde o processo de implantação do negócio até o seu funcionamento no dia a dia. Isso inclui, por exemplo, treinamentos em gestão financeira, logística e até mesmo o processo produtivo. 

Leia mais aqui para saber como fazer o mapeamento de processos de uma franquia. 

Seja um franqueado Havanna! 

Se você está procurando uma franquia referência em cafeteria para aproveitar o bom momento do mercado, a Havanna é a opção certa! 

Fundada na Argentina, a Havanna tem mais de 80 anos de tradição e está presente em 12 países com mais de 2.500 pontos de venda. A marca é mundialmente conhecida por suas iguarias argentinas como o doce de leite e o alfajor. 

São dois modelos de franquias disponíveis: Cafeteria To Go (loja a partir de 30 m²) e Cafeteria Tradicional (loja a partir de 40 m²). O investimento inicial é de R$ 300 mil, com previsão de retorno estimada entre 18 a 36 meses. O potencial de lucro previsto é de 12 a 15%. 

Saiba mais sobre a franquia aqui

Compartilhe:

Leia também: