O doce de leite é uma iguaria mundialmente famosa. Vários países reivindicam a criação do mesmo, como: Argentina, Uruguai e França, cada um apresentando os seus próprios argumentos.
No entanto, o melhor doce de leite do mundo atualmente é o da Havanna. A escolha foi feita pelo Jornal O Estado de S.Paulo (Estadão), por meio da coluna Paladar. Ao todo, três jurados especialistas foram convidados.
Confira a seguir os principais fatores que tornam o “dulce de leche” da Havanna o melhor do mundo.
O teste
Segundo a reportagem publicada pela Paladar, o teste foi realizado às cegas com ajuda de especialistas que experimentaram 10 amostras dos doces. Durante a degustação, foram avaliados o uso equilibrado do açúcar, a cor e a textura caramelizada dos produtos.
Ao final do teste, o júri concluiu que a marca argentina Havanna apresentou o melhor doce de leite. O produto foi classificado como saboroso, bem caramelizado, que lembra mesmo a textura do doce de leite argentino. Os especialistas ainda destacaram que é perfeito para recheios por ser um produto mais firme.
Participaram da eleição, como jurados convidados da Paladar, a confeiteira e influenciadora Paula Cimini, a chef Márcia Garbin e o chef Eduardo Almeida.
Doce de leite da Havanna
A Havanna comercializa o doce de leite no formato de potes de 170 g, 420 g e
700 .O produto possui alta cremosidade, um aroma perfumado de baunilha e um sabor irresistível.
Os ingredientes são leite em pó integral reconstituído, açúcar, xarope de glucose, conservador sorbato de potássio, aromatizante sintético idêntico ao natural de baunilha.
Há também opções zero açúcar. Além disso, a Havanna conta com as “Barritas Dulce de Leche”, que são barrinhas cobertas de açúcar, crocantes por fora e cremosas por dentro.
Origem da Havanna
A Havanna iniciou sua trajetória em 1947 em Mar del Plata, no litoral da Argentina. O fundador, que tinha o objetivo de criar doces que fossem verdadeiros embaixadores da tradição argentina, apostou na produção artesanal de alfajores recheados com doce de leite.
Esse doce, símbolo nacional, era cuidadosamente preparado para garantir um sabor que rapidamente se tornaria a marca registrada da confeitaria.
Nos primeiros anos, os turistas que visitavam Mar del Plata eram os principais responsáveis por espalhar a fama da Havanna. Essa estratégia natural de marketing boca a boca foi importante para consolidar a reputação da marca em um mercado competitivo.
O sucesso inicial deu à empresa a confiança necessária para expandir suas operações e criar uma base sólida para seu crescimento futuro.
História do doce de leite
A história do doce de leite remonta há séculos.Para muitos historiadores, a sua origem está ligada à domesticação de gado e à produção de leite. A partir do momento que o ser humano passou a criar animais para obtenção do leite, passou a utilizar o produto de diversas formas.
Na Idade Média, o doce de leite se espalhou pela Europa e ganhou popularidade em países, como: Espanha, Portugal e França. Povos do Oriente Médio e do Mediterrâneo também já produziram o doce utilizando técnicas rudimentares.
Na Argentina, o “dulce de leche” é considerado um símbolo da cultura nacional. Acredita-se que ele tenha surgido no século XIX.
Há um relato popular de que o doce teria sido inventado pela criada do governador Juan Manuel de Rosas, que esqueceu o leite com açúcar no fogo, resultando no doce de leite.
No entanto, há também a hipótese de que o doce de leite já era produzido na região antes da chegada dos espanhóis, por influência dos povos indígenas locais.
Lucre com o doce de leite da Havanna!
Que tal lucrar com o melhor doce de leite do mundo? Com a franquia da Havanna, o empreendedor tem acesso a produtos irresistíveis e uma operação eficiente para alcançar o tão sonhado sucesso financeiro.
Referência em iguarias argentinas, a Havanna está presente em 12 países com mais de 2.500 pontos de venda pelo mundo. A marca conta com dois modelos de franquias disponíveis: a cafeteria tradicional e a To Go.
A tradicional tem uma loja com metragem de 40 m², enquanto a To Go possui um espaço de 30 m². O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil. O tempo de retorno previsto é de 18 a 24 meses, com potencial de lucratividade de 12 a 15%. Conheça mais sobre a franquia aqui.