Escolha do ponto comercial para a frranquia

Entenda por que a escolha certa do ponto comercial contribui para o sucesso do negócio

Ao decidir se tornar empreendedor, um dos critérios a ser considerado para o sucesso do negócio é a escolha correta do ponto comercial.

Além da localização, outros aspectos devem ser analisados para não comprometer o faturamento da empresa.

Neste texto, o blog de franquias da Havanna mostra quais são os critérios que devem ser avaliados na escolha do ponto comercial ideal para seu empreendimento.

Importância da escolha estratégica do ponto comercial

Estar na principal avenida da cidade, na porta de uma faculdade, escola, hospital ou academia, ou ainda em uma esquina, não quer dizer que o negócio irá prosperar. Muita gente nem sempre representa o público certo. 

Uma concessionária em frente a um hospital ou uma loja de grife numa região de oficinas mecânicas não faz muito sentido.

Segundo o Sebrae, exigências legais de funcionamento, custo-benefício e os hábitos do público-alvo são passos importantes para escolher o ponto comercial.

No caso de franquias, algumas redes oferecem suporte para a escolha do ponto, assim como a análise de viabilidade para o ponto escolhido. A captação do ponto, na maioria das vezes, é de responsabilidade do franqueado, pois isso varia de franqueadora para franqueadora. Algumas franqueadoras auxiliam nessa captação, outras não.

Ferramentas de geomarketing e pesquisas são utilizadas para ajudar na escolha do local. Mas estatísticas e números não são a única forma de decidir o ponto comercial. Visitas de campo e o feeling humano também são ferramentas poderosas que devem ser exploradas.

O que considerar ao escolher o ponto comercial?

O Sebrae tem algumas dicas que podem auxiliar na escolha do ponto comercial ideal para cada tipo de negócio. Veja!

Público-alvo

Saiba para quem quer vender. Entender o público-alvo é fundamental para instalar a loja em um local correto. 

Leve em consideração faixa etária, gênero, renda média e potencial de consumo. Aliado a isso, pense em um local movimentado com o maior número de pessoas que se encaixem nas características do público do seu negócio.

Visibilidade do ponto

Fiação, árvores, pontos de ônibus, bancas de revistas podem ser fatores que “ocultem” a loja, dificultando a visibilidade dela pelo consumidor.

Prefira imóveis no mesmo nível da rua e sem recuos. No caso de shoppings, priorize os pontos próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora.

De acordo com o Sebrae, a escolha do ponto comercial certo contribui para:

  • Compra por impulso;
  • Compra por conveniência (alta frequência);
  • Destino: o cliente se desloca só para ir à sua loja;
  • Passagem: o cliente passa (a pé ou de carro) e resolve comprar.

Acessibilidade

Esta acessibilidade não é apenas aquela que adapta o imóvel para pessoas com mobilidade reduzida.

Quando se fala em acessibilidade, fala-se, por exemplo, em um local fácil para estacionar e entrar. 

Imagine que a loja está em uma via de trânsito rápido e ao avistá-la, o consumidor desiste da compra pois o acesso é complicado, seja para quem está de carro ou a pé, em um local sem faixa de pedestre ou passarela para travessia.

Fluxo de pessoas

Escolha locais em que o fluxo de pessoas seja maior. Shoppings, faculdades, hospitais, bancos e supermercados são exemplos de locais que atraem grande público e contribuem para o aumento do fluxo.

Terminais de ônibus, trens e metrô, aeroporto, terminal rodoviário também são pontos que atraem grande público e podem ser considerados na escolha do ponto comercial. Tudo vai depender do modelo do negócio e do público-alvo.

Compatibilidade negocial

Ter perto do empreendimento negócios que se complementam é uma excelente estratégia.

Uma cafeteria próxima a um prédio comercial pode ser um bom negócio, afinal, um ambiente preparado para um lanche ou café rápido após o almoço ou no meio da tarde é um atrativo para quem trabalha na região.

Evolução do bairro

Verificar junto à prefeitura se existem obras previstas para o bairro é uma excelente forma de saber as benfeitorias que podem acontecer na região nos próximos anos.

Custo do imóvel

Ao encontrar o imóvel no lugar ideal, verificar qual será o custo dele para o negócio.

Veja se o preço é compatível com a capacidade de investimento, o prazo de retorno e o movimento esperado.

Visita de campo

Mesmo que você, ou a franqueadora, tenha dados de geomarketing, dados e estatísticas, é sempre bom fazer visitas de campo para verificar o local e a região.

Se possível, vá de ônibus, metrô ou trem para verificar como é o acesso à região escolhida. 

Em resumo

  • Evite lojas em locais onde a visibilidade pode ser prejudicada;
  • Dê preferência a regiões mais seguras, bem iluminadas e com boa infraestrutura de acesso;
  • No caso de shoppings, prefira pontos próximo a escadas rolantes, entrada e saída ou próximo às chamadas lojas-âncoras. Evite corredores sem saída ou andares muito altos.
  • O melhor ponto não é o mais caro ou o mais barato, mas sim aquele lugar em que se tem o maior fluxo de pessoas com as características do público-alvo.

Invista em uma franquia que dá todo suporte

Ao investir na Havanna, você coloca seu dinheiro em uma marca tradicional, com produtos premium, preços acessíveis, sendo um dos negócios  com melhor desempenho de franquias de café.

A reputação da marca conta bastante na hora de escolher um modelo de franquia para investir e a Havanna é reconhecida internacionalmente. 

A franqueadora oferece dois modelos de negócio para investimento: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 300 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 350 mil.

A Havanna oferece a análise de viabilidade de ponto comercial. Além disso, o franqueado também conta com:

  • Projeto arquitetônico personalizado;
  • Suporte operacional;
  • Apoio de marketing e trade marketing;
  • Consultoria de campo;
  • Software de gestão;
  • SAF – Serviço de Atendimento ao Franqueado;
  • Treinamento e capacitação.

Para mais informações sobre como se tornar um franqueado Havanna, clique aqui.

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