Mulher reabastecendo cafeteira

Guia completo de como calcular o estoque mínimo da franquia

No universo das franquias, a gestão eficaz do estoque é essencial para o sucesso operacional e financeiro do negócio. 

Um dos conceitos fundamentais para garantir que sua franquia funcione sem problemas é o estoque mínimo, também conhecido por estoque de reserva ou de segurança.

Neste texto, você vai entender o que é estoque mínimo e como calculá-lo corretamente.

O que é o estoque mínimo?

O estoque mínimo é a quantidade mínima de produtos ou materiais que uma empresa deve manter em seu estoque para atender a demanda de seus clientes e enfrentar aumentos inesperados nas vendas. 

De modo geral, é uma reserva estratégica que evita a ruptura de estoque e garante que o negócio possa operar de maneira contínua e eficiente.

O Sebrae diz que a principal função do estoque de segurança é evitar que a  empresa fique sem os recursos essenciais para o exercício da atividade. Situações atípicas podem favorecer o aumento de vendas para o empreendimento, e as datas comemorativas são um exemplo claro disso.

Se você vende uma quantidade X de determinado produto por mês, você não pode possuir apenas aquela quantidade contada constantemente, porque, quando houver um pico de vendas, você poderá ficar sem estoque.

Importância do estoque mínimo

O principal objetivo do estoque mínimo é evitar a falta de produtos na loja. Sem um estoque adequado, a franquia pode enfrentar situações em que não consegue atender a demanda dos clientes, o que pode resultar em perda de vendas e danos à reputação da marca.

Também reduz o risco de paradas operacionais. Se um produto se esgotar, a franquia pode enfrentar paralisações que impactam diretamente a receita e a experiência do cliente.

As vendas podem variar de acordo com diferentes fatores, como sazonalidade e promoções. Ter um estoque mínimo ajuda a absorver essas variações e manter a estabilidade no fornecimento.

Outro ponto importante a ser considerado é que ter um estoque mínimo adequado ajuda a equilibrar o investimento em mercadorias. Isso evita a sobrecarga financeira de manter um estoque excessivo e a escassez de produtos essenciais.

Homem organiza produtos na prateleira
Homem organiza produtos na prateleira

Como calcular o estoque mínimo?

O Sebrae explica que algumas variáveis devem ser consideradas para fazer o cálculo do estoque de segurança. Veja!

Prazo máximo de entrega (PME) – Período que o fornecedor tem para entregar as mercadorias em situações de possível atraso.

Prazo de entrega normal (PE) – Período que o fornecedor tem para entregar as mercadorias em situações dentro da normalidade.

Demanda média (DM) – Demanda comum de um produto específico.

Para calcular o estoque de segurança, siga a fórmula abaixo:

Estoque de segurança = Prazo máximo normal (PME) – Prazo de entrega normal (PE) X Demanda média (DM)

Multiplique o prazo de entrega normal (PE) pela sua demanda média (DM) e depois diminua pelo prazo máximo de entrega e assim você terá o resultado do seu estoque de segurança. 

Invista no setor que mais cresceu neste ano

Agora que você já sabe como controlar o estoque mínimo de uma loja é hora de dar o próximo passo é investir em uma franquia do segmento que mais cresceu em 2024.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no topo da lista dos segmentos que mais cresceram está o de Alimentação Comércio e Distribuição com crescimento de receita de 43,9%.

Alimentação Food Service ocupa o segundo lugar do ranking, com um crescimento de 26,6%, impulsionado pela consolidação da retomada dos salões, a persistência do hábito de pedidos delivery, a demanda provocada por grandes eventos e pelo próprio turismo.

Com mais de um modelo de loja, o investimento para se tornar um franqueado Havanna é a partir de R$ 300 mil. A lucratividade varia de 12% a 15% e o retorno pode variar de 18 a 36 meses.

Para saber mais sobre como se tornar um franqueado Havanna, clique aqui.

Compartilhe:

Leia também: