Reprodução: Pixabay

O que é o balanço patrimonial e por que ele é importante nas franquias? 

Abrir uma franquia requer planejamento, principalmente ao lidar com as partes burocráticas do negócio. Entre essas etapas está o balanço patrimonial, fundamental para avaliar a saúde financeira da franquia.

Com o crescimento acelerado e o faturamento bilionário do setor, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias movimentaram R$ 76,6 bilhões no terceiro trimestre de 2025, um avanço de 9,1% em relação ao mesmo período de 2024, é importante que os futuros franqueados estejam sempre atentos à saúde financeira da franquia, por meio do relatório de balanço patrimonial. 

Acompanhe no blog da Havanna o que é balanço patrimonial e por que ele é importante para as franquias.

O que é balanço patrimonial? 

Normalmente elaborado anualmente ou semestralmente, o balanço patrimonial é um documento contábil que apresenta o panorama financeiro do negócio, ou seja, demonstra sua saúde financeira em determinado período.

Além de avaliar a situação financeira da empresa, o balanço patrimonial permite analisar dados, tomar decisões estratégicas e cumprir exigências legais.

O balanço patrimonial analisa:

  • O que a unidade tem (bens e direitos);
  • O que ela deve (obrigações);
  • O que realmente é dos sócios

Como é o balanço patrimonial no contexto das franquias 

Quem está pensando em abrir uma franquia deve saber que o balanço patrimonial costuma refletir particularidades do modelo de negócio, como:

Ativo, o que a franquia possui: caixa e saldo bancário, estoque de produtos, equipamentos padronizados da rede, taxa de franquia paga (registrada como ativo intangível, dependendo da estrutura contábil) e valores a receber de clientes.

Passivo, o que a franquia deve: empréstimos para abertura da unidade, valores devidos a fornecedores homologados da rede, taxas de royalties a pagar, taxa de publicidade, impostos e encargos.

O resultado é o patrimônio líquido, que corresponde ao capital investido pelo franqueado, somado aos lucros acumulados e descontados os prejuízos.

Assim, o franqueado pode avaliar se a unidade está financeiramente saudável, verificar o retorno sobre o investimento inicial, apoiar decisões de expansão e prestar contas à franqueadora.

Como o balanço patrimonial auxilia potenciais franqueados?

Além de sua importância para quem já lidera uma franquia em operação, o balanço patrimonial também pode auxiliar potenciais franqueados.

Como exige a lei, o documento deve ser disponibilizado pela franqueadora na COF (Circular de Oferta de Franquia). Por meio dele, o investidor pode analisar a situação financeira do negócio e verificar se o investimento realmente vale a pena.

Para uma decisão mais segura, recomenda-se analisar os balanços dos últimos três anos, a fim de avaliar a estabilidade econômica da marca, o histórico de endividamento, os investimentos e ativos, a lucratividade, a rentabilidade e a evolução do crescimento da franqueadora.

Invista com segurança com a Havanna! 

Se você deseja investir em uma marca sólida, com segurança e tradição no mercado, a Havanna pode ser a escolha ideal.

Há mais de 80 anos no mercado, com presença consolidada em 12 países e mais de 2.500 unidades, a Havanna atua em diferentes modelos de negócio.

São eles: Tradicional (loja e quiosque), Espresso e Heladeria: formatos que se adequam ao perfil do franqueado, aos seus objetivos e ao valor de investimento disponível.

Quer entender sobre como se tornar o próximo franqueado da Havanna? Entre em contato com nossa equipe e saiba como é o passo a passo

Compartilhe:

Leia também: