Um dos aspectos mais importantes para comandar o próprio negócio é a gestão. Existem diversas técnicas para aprimorá-la e uma das mais utilizadas por franquias é o mapeamento de processos.
Essa estratégia consiste em um levantamento do funcionamento de cada processo dentro da organização. Isso possibilita levantar dados, melhorar a alocação de recursos e falhas operacionais.
Esse procedimento envolve a criação de representações visuais ou diagramas que ilustram cada etapa de um processo específico, desde a entrada de matérias-primas até a entrega do produto ou serviço ao cliente final.
No franchising, o mapeamento tem um papel crucial na garantia da consistência operacional em todas as unidades. Que tal conferir como aplicar essa estratégia na sua franquia?
Vantagens do mapeamento de processos
O mapeamento de processos oferece diversas melhorias de gestão e operações realizadas dentro de uma franquia. Por isso, é possível destacar alguns dos principais benefícios desta estratégia.
Otimização gerencial
Quando o franqueado tem uma visão de todos os processos dentro de uma franquia, ele tem capacidade de gerir melhor os recursos e colaboradores que são empregados em cada processo.
Quando grande parte das ações está mapeada, há uma tendência de que toda a operação seja bem-sucedida.
Padronização
Um dos principais motivos para o sucesso do modelo de franquias é a capacidade de manter um padrão em todas as unidades. Dentro do franchising, essa característica é sinônimo de qualidade.
Para atingir esse quesito, o mapeamento de processos precisa ser executado. Por meio dessa técnica, a rede consegue identificar todos os gargalos que impedem a padronização da rede.
Ter um padrão também facilita a adaptação das novas unidades aos processos e logísticas estabelecidos pelo franqueador. A comunicação entre os colaboradores também é impactada positivamente, já que há um alinhamento de expectativas e compartilhamento de informações sobre cada atividade.
Controle de qualidade
A padronização ajuda a aumentar a eficiência de processos. Com isso, a rede passa a ter um maior controle de qualidade. Com os processos mapeados, também fica mais fácil realizar auditorias e identificar oportunidades de desenvolvimento.
Consequentemente, há uma redução no número de falhas e uma maior satisfação para os clientes. Por esses motivos, o mapeamento de processos é tão vantajoso para as franquias.
Como aplicar o mapeamento de processos
Não existe uma receita ou uma fórmula mágica para mapear processos. Uma das alternativas para iniciar esse procedimento é começar fazendo uma análise abrangente de todos os processos envolvidos.
Essa etapa pode ser feita por meio de entrevistas, observação e análise comportamental. Isso permitirá uma compreensão detalhada das fases e suas interconexões.
Com todos os processos definidos, o segundo passo é identificar quais erros estão gerando resultados negativos nas operações da rede. Isso envolve observar gargalos em cada setor, que provocam atrasos ou falhas.
Após todo o processo ter sido mapeado, é preciso elaborar um plano de ação. Isso significa colocar em vista as principais atividades necessárias para melhorar um determinado processo, ou seja, buscar soluções para o que não está dando certo. Esse plano de ação inclui também quais colaboradores irão atuar em qual melhoria.
O responsável pela franquia também precisa ter uma visão de onde se quer chegar ao realizar o mapeamento de um processo. Por isso, o procedimento precisa ter limites definidos de início ao término. Caso o contrário, se tornará um planejamento sem execução ou interminável.
Ao elaborar o planejamento, tenha em mente a realidade da franquia para não traçar metas impossíveis de serem alcançadas. Por fim, esse processo de mapeamento precisa ser repetido de tempos em tempos para garantir uma melhoria constante na unidade franqueada.
Sobre as franquias da Havanna
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é referência em franquias de cafeterias. São mais de 2.500 pontos de venda pelo mundo e presença em 12 países.
A Havanna possui dois modelos de franquias. A primeira é a cafeteria To Go, com uma loja a partir de 30 m², investimento inicial de R$ 300 mil com tempo de retorno estimado entre 18 a 24 meses.
O segundo modelo é a cafeteria tradicional, com metragem da loja a partir de 40 m². O investimento inicial é R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado entre 24 a 36 meses. Já a lucratividade prevista em ambos os modelos é de 12 a 15%.
Confira as vantagens de ser um franqueado Havanna e saiba mais sobre o modelo de negócio aqui.