No setor de franchising, há uma série de termos e conceitos referentes especificamente ao modelo de negócio das franquias. Dentre eles, estão os fundos de propaganda, que podem causar dúvida em alguns potenciais franqueados.
Afinal, o que são esses fundos de propaganda? Como eles funcionam e por que eles são tão importantes no sistema de franchising? São exatamente essas perguntas que vamos responder ao longo deste texto preparado pelo blog de franquias da Havanna.
Continue a leitura e saiba mais!
O que são fundos de propaganda?
Os fundos de propaganda em franquia — também chamados de fundo de marketing ou fundo de publicidade — são valores pagos pelos franqueados com o objetivo de financiar ações de marketing da marca em nível nacional ou, em alguns casos, regional.
Os recursos arrecadados são destinados a campanhas publicitárias, ações nas redes sociais, produção de material promocional, participação em feiras e eventos, entre outras iniciativas que beneficiam toda a rede.
Um exemplo, por exemplo, são campanhas sazonais, específicas para datas como Dia das Mães ou Natal. Na Havanna, essa contribuição varia conforme o modelo de negócio escolhido.
Essa quantia é administrada pelo franqueador e serve para promover a marca como um todo, aumentando sua visibilidade, fortalecendo o posicionamento no mercado e atraindo mais consumidores para as unidades da rede.
Como funciona o fundo de propaganda?
Normalmente, o valor do fundo de propaganda é estipulado em contrato e pode ser cobrado de duas formas:
- Percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada (exemplo: 2%);
- Valor fixo mensal, previamente definido pelo franqueador.
Quem administra o fundo?
Como vimos, a gestão do fundo de propaganda é de responsabilidade do franqueador. No entanto, é comum que existam regras de transparência.
Em alguns casos, há até mesmo a formação de um comitê de marketing, com representantes dos franqueados, para acompanhar a utilização dos recursos.
Esses movimentos de transparência são importantes porque toda a rede de franquia contribui para essas ações. Inclusive, é comum que o franqueador apresente relatórios periódicos com a prestação de contas, mostrando como os valores foram investidos.
O fundo de propaganda é obrigatório?
Depende do contrato. Como está estabelecido na Lei de Franquias, cada marca define se será obrigatório ou não, mas deve ser informado ao franqueado na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Em muitas redes de franquia, a contribuição ao fundo de propaganda é obrigatória e está prevista na COF. Mas vale lembrar também que é obrigação da marca-mãe informar previamente o valor fixo ou porcentagem que será destinada a esse fim.
Por essa razão, é fundamental ler esse documento com atenção antes de assinar o contrato, para entender todas as taxas envolvidas e saber quanto você estará contribuindo para o fundo de propaganda.
Qual a importância dessa quantia?
O fundo de propaganda é uma ferramenta essencial para o crescimento sustentável da rede de franquias.
Ele permite que a marca invista de forma estratégica em ações que beneficiam todos os franqueados, fortalecendo a identidade da empresa e aumentando a competitividade no mercado.
Sem esse recurso, cada unidade teria de fazer seu próprio marketing, o que poderia enfraquecer a comunicação da marca e gerar disparidade entre as lojas.
Seja um franqueado Havanna!
Investir na franquia Havanna é apostar em uma marca com tradição, produtos de qualidade, que são amados pelos brasileiros, e um modelo de negócio estruturado.
O fundo de propaganda da marca potencializa os resultados do franqueado, proporcionando visibilidade e atração de clientes. Com suporte contínuo e alto potencial de retorno, a Havanna é uma escolha estratégica para quem busca sucesso no mercado de cafeterias e docerias!
Saiba como se tornar um franqueado Havanna acessando aqui!