O desejo de todo empreendedor é ver o seu negócio crescer. No caso dos proprietários de franquias, quando se tem o retorno do investimento inicial, uma base de clientes sólida e lucro na operação, é inevitável não pensar em uma expansão.
No entanto, essa decisão, assim como a abertura da primeira unidade demanda estudo e uma análise para garantir que a operação seja bem-feita e segura.
O conceito de multifranquias é uma tendência internacional e tem se consolidado cada vez mais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 31% das unidades franqueadas do país são gerenciadas por multifranqueados.
Já nos Estados Unidos, esse índice é de mais de 50%, segundo panorama apresentado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Uma das principais vantagens apontadas é o conhecimento obtido pelo franqueado na primeira unidade, que aumenta as chances de sucesso na segunda empreitada.
Indicativos para abrir uma segunda franquia
Antes de fazer um novo investimento, é necessário avaliar se é o momento certo para isso. Além disso, o planejamento deve ser redobrado, uma vez que você não pode abrir mão da gestão da primeira franquia.
Por isso, fique de olho em alguns indicativos para que a sua decisão seja a mais assertiva possível.
Sucesso com a primeira franquia
Um dos principais sinais de que é hora de expandir é o desempenho da sua primeira unidade. Isso envolve o domínio dos processos, logística e se ela já se desenvolveu, evoluiu e apresentou o retorno esperado.
A lucratividade costuma ser o fator mais relevante para medir o sucesso de um negócio. Porém, o ideal é que o empreendedor espere pelo menos um ano antes de vislumbrar sua segunda franquia. Isso porque, em um espaço de tempo menor, os ganhos podem ter ocorrido principalmente por questões como sazonalidade.
Questões como estações do ano e datas comemorativas (Dia das Mães e Natal, por exemplo) têm impacto direto em diversos segmentos. Esperar um ano oferece uma projeção mais confiável para o seu negócio.
Reserva financeira
Não basta a primeira unidade dar lucro para investir em uma nova operação. É necessário estar preparado financeiramente para esse investimento. O ideal é que você tenha capital suficiente para cobrir os custos de sua nova operação pelos primeiros seis meses.
Esta reserva financeira garantirá que você não comprometa a saúde financeira e o equilíbrio no orçamento enquanto a nova unidade não gera os resultados esperados.
Clientes satisfeitos
Outro termômetro importante é ter a sua base de clientes satisfeita. Isso pode ser avaliado baseado no índice de fidelização dos consumidores, se recebe críticas com frequências ou se está perdendo clientes para a concorrência.
Oportunidade de mercado
Se a sua primeira franquia está indo bem e você identificou uma oportunidade de investimento atrativa, é hora de investir em uma nova unidade. Essa oportunidade pode ser em forma de um ponto comercial estrategicamente localizado ou mesmo a identificação de uma carência no mercado.
Estrutura capaz de suportar duas unidades
Para gerenciar uma segunda unidade, o franqueado precisa ter uma estrutura organizacional eficiente e com condições de dar suporte necessário para a nova operação.
Quando falamos de estrutura, não estamos apenas nos referindo à logística ou algo físico. É preciso avaliar a sua estrutura pessoal, motivação e envolvimento para administrar duas unidades. Considere tudo isso antes de seguir em frente com o investimento.
Leia mais aqui para saber se uma franquia cabe no seu orçamento.
Dicas ao investir em uma segunda franquia
Ao inaugurar uma segunda unidade, ela provavelmente vai estar instalada em uma região distante da primeira. Com isso, o franqueado terá que se locomover de um lado para o outro para acompanhar o dia a dia da operação.
Para evitar o desgaste e a perda de tempo, uma solução é contratar um gerente para administrar uma das unidades. Embora seja uma despesa a mais, esse investimento garantirá um melhor funcionamento das operações.
Outra opção é buscar um sócio para viabilizar o investimento. Além de dividir os custos iniciais, ele poderá ajudar na gestão do negócio.
Não se esqueça de conferir o contrato com a primeira franquia. Caso a sua segunda operação seja da mesma rede, pode haver um desconto no investimento inicial. Por outro lado, muitas marcas não permitem que os franqueados invistam em concorrentes.
Invista na Havanna!
A Havanna conta com opções de franquia tanto para os franqueados mais experientes que estão em busca de expansão quanto para os empreendedores de primeira viagem.
Os modelos de cafeteria tradicional e To Go têm um investimento inicial de R$ 350 mil e R$ 300 mil, respectivamente. A lucratividade estimada é de 12 a 15% e a previsão de retorno do investimento varia de 18 a 36 meses.
Referência no setor de franquias de cafeteria e iguarias argentinas, a Havanna conta com mais de 2.500 pontos de vendas espalhados por 12 países. Para saber mais sobre as franquias, clique aqui.