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Gestão de pessoas: como aprimorar na sua franquia 

Abrir uma franquia requer que o gestor tenha o controle de diversas áreas como: estoque, contabilidade, clientes e finanças. Porém, uma das mais importantes é a gestão de pessoas, que é a base para o sucesso de todos os outros setores. 

A maioria dos processos dentro de uma franquia são realizados por pessoas, por isso, é fundamental que a equipe de funcionários esteja engajada e alinhada com as metas e objetivos da unidade. 

Por outro lado, gerenciar pessoas com diferentes idades, culturas e experiências não é uma tarefa fácil. Algumas ações internas podem ajudar com que o franqueado passe por esses desafios  e consiga realizar uma gestão eficiente. Confira no texto abaixo. 

O que significa fazer uma boa gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas envolve um conjunto de práticas que busca atingir o mais alto padrão de administração de capital humano. Segundo uma pesquisa da Endeavor, feita com mais de mil profissionais, a gestão de pessoas tem sido a principal dificuldade das lideranças em seus respectivos negócios. 

Ao contrário do que muitos pensam, esse processo não é apenas responsabilidade do departamento de Recursos Humanos, mas também de todos os líderes e gestores. Por isso, há a necessidade de que as lideranças sejam engajadas neste assunto. 

Benefícios de uma boa gestão de pessoas 

As pessoas são o motor de toda organização. Portanto, se não houver uma forma de controle eficiente, problemas surgirão. Além disso, muitos franqueados desejam funcionários que “vistam a camisa da empresa”, mas isso só ocorre com a presença de uma gestão eficiente no ambiente de trabalho. 

É preciso saber a hora certa de motivar, cobrar quando for necessário e recompensar em momentos merecedores. Assim,cria-se um clima organizacional que traz diversos benefícios para a franquia. Confira algumas das vantagens: 

Engajamento de colaboradores 

Com todos na equipe trabalhando, em sintonia, em prol de um mesmo objetivo, haverá um aumento de dedicação e de produtividade na franquia. Afinal, funcionários felizes desenvolvem o trabalho com mais excelência. 

Retenção de talentos

Com o avanço das redes sociais, ficou muito mais fácil reconhecer a reputação de uma empresa. Dessa forma, colaboradores de alta capacidade têm interesse não só pela questão salarial, mas também pelo ambiente de trabalho. Se os funcionários da sua franquia estiverem satisfeitos, maiores são as chances de atrair talentos. 

Menos ruído na comunicação 

Ruídos na comunicação interna de uma empresa podem causar diversos problemas. Para evitar esse tipo de situação, é importante que haja um bom relacionamento entre os envolvidos, com uma comunicação clara e honesta. 

Boas práticas em gestão de pessoas 

Existem diversas metodologias empresariais para realizar uma boa gestão de pessoas. A aplicação delas no dia a dia pode fazer com que a sua franquia alcance novos patamares de excelência. 

Planejamento 

A gestão de qualquer segmento empresarial deve estar conectada com a missão, visão e valores da franqueadora. Neste caso, o ideal é que o franqueado alinhe esses objetivos do negócio com a gestão de pessoas. 

Com base nesses fatores, o gestor deve traçar um planejamento e uma estratégia bemestruturada para atingir esses objetivos. Isso envolve, por exemplo, pensar no perfil mais adequado para cada função a ser desempenhada dentro da franquia, visando sempre os resultados que desejam ser alcançados. 

Processo seletivo 

Ao realizar uma contratação, é importante que o franqueado esteja recrutando a pessoa certa para o lugar certo. Antes de iniciar o processo seletivo, estruture objetivamente tudo que está relacionado à vaga. 

Seja detalhista e defina critérios para fazer a seleção. Quanto mais assertivo o gestor for, maiores são as chances de contratar colaboradores mais aptos para ocupar a posição necessária na franquia. 

Programa de treinamento da equipe 

Uma equipe bem treinada é sinônimo de excelência e certamente vai trazer bons resultados. Essa técnica de gestão de pessoas precisa estar no topo da estratégia do negócio. 

Uma dica é elaborar um cronograma anual de treinamento, de forma que o funcionário já saiba antecipadamente em quais deles participar obrigatoriamente, e quais são as opções. 

Outra perspectiva é estimular o autodesenvolvimento, com incentivos da franquia para que o empregado busque sua qualificação de forma independente do programa de treinamento anual. O foco deve ser a projeção da carreira e a possibilidade de crescimento dentro da franquia. 

Feedback 

Um consenso entre gestores de franquias é que o feedback, sendo positivo ou negativo, precisa ser dado ao funcionário com frequência. Essa conversa precisa ocorrer de forma reservada, principalmente se for algo desfavorável. 

Em hipótese nenhuma dê um feedback na frente de outros colaboradores ou clientes. Essa etapa de desenvolvimento é relevante, porque demonstra ao funcionário que o desempenho dele está sendo acompanhado. 

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