O sonho de muitos brasileiros é atingir com sucesso a desejada independência financeira. Poder viver confortavelmente, sem grandes preocupações com dívidas, além de deixar de trabalhar pelo dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para você.
O empreendedorismo é um dos caminhos para atingir esse objetivo. Em geral, muitos buscam um negócio que seja sustentável a longo prazo e proporciona uma renda passiva.
No entanto, empreender também envolve risco. Por isso o modelo de franquias é uma alternativa interessante, pois é um negócio já testado, conhecido entre o público-alvo e possui um formato consolidado.
Por meio do franchising, o empreendedor opera uma unidade aplicando um investimento inicial, que com o passar do tempo, trará retorno e rentabilidade ao franqueado.
Porém, apenas adquirir uma franquia não significa necessariamente ter sucesso instantâneo. A gestão e o planejamento são dois pilares importantes para garantir o desempenho esperado.
Entenda o que é independência financeira
O termo “independência financeira” pode ser definido de duas formas. Na primeira, pode ser estabelecido como um indivíduo que tem a renda maior do que as despesas mensais.
Porém a principal ideia por trás deste conceito é de que a independência financeira é gerada pelos investimentos do indivíduo e superam os gastos. Desse modo, o empreendedor vive apenas dessa renda gerada.
A ideia também é de que a pessoa não precise ter um trabalho extra para arcar com as despesas. No início de operação de uma franquia, no entanto, o franqueado precisa se dedicar para gerenciar a unidade até que ela se torne autossustentável.
Como alcançar o sucesso financeiro
Antes de colocar a mão na massa, uma etapa essencial para empreender é o planejamento. Portanto, alguns fatores devem ser levados em conta antes de realizar o investimento.
Já outras ações devem ser feitas quando a operação de fato começar. Seja qual for o ramo, os primeiros anos de uma unidade franqueada exigem atenção e participação ativa do empreendedor no processo de gestão.
Escolha algo que você goste
Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, mas pode ser menos difícil se for um segmento com o qual você tenha afinidade. Além do potencial de rentabilidade, o ideal é que o franqueado tenha satisfação com o próprio negócio.
Por exemplo, se você é uma pessoa que tem paixão por cafés e possui um certo entendimento sobre o assunto, uma franquia no ramo de cafeteria, como a Havanna, talvez seja a melhor opção para você.
Faça análises antes de investir
Não basta gostar ou ter experiência em uma área, é necessário conhecer a demanda daquele setor para não entrar em um mercado saturado. Para isso, o empreendedor deve analisar alguns fatores.
Entre os principais estão contexto daquele segmento; potencial para o futuro; investimento e tempo de retorno; localização da loja; demanda na região, entre outros.
Se for entrar em um mercado que já é bem explorado, o empreendedor precisa inovar para se diferenciar da concorrência. Além disso, pesquiso sobre a rede e valores como taxa de franquia e lucratividade estimada.
A análise deve ocorrer sobre o próprio empreendedor. Para viabilizar uma unidade, o franqueado precisa arcar com os custos do investimento inicial e também dos primeiros meses do negócio, até que a unidade se estabeleça e comece a dar lucro.
Entenda o fluxo de caixa
Não há como ter sucesso financeiro se você não entender como funcionam as finanças da franquia. Uma das principais dificuldades dos franqueados é gerir o fluxo de caixa.
Para isso, o empreendedor precisa entender quais são as receitas, despesas, prazo para pagamentos, entre outros. Uma alternativa é buscar capacitação nessa área sensível da empresa, pois um erro pode literalmente custar caro para a operação.
Um dos erros mais comuns é misturar as contas da pessoa física com a da pessoa jurídica. Esse tipo de ação pode provocar o descontrole no gerenciamento de gastos.
Aproveitar o conhecimento do franqueador
Um dos maiores benefícios do franchising é poder utilizar todo o know-how da rede na gestão da franquia. Sendo assim, é muito importante participar dos treinamentos e consultorias oferecidas pela rede.
Outra dica é aproveitar as práticas divulgadas pelo franqueador, ficando atento a possíveis novidades. Por fim, não se limite apenas à publicidade da rede e tenha o seu próprio marketing local para se conectar com o seu público-alvo.
Venha fazer sucesso com a Havanna!
Se ter sucesso financeiro é um dos objetivos, a franquia de cafeteria e iguarias argentinas da Havanna é a opção certa para você!
Com investimento inicial de R$ 300 mil a R$ 350 mil, a lucratividade prevista para uma unidade franqueada é de 12 a 15%, Além disso, o tempo estimado para o retorno do investimento é de 18 a 36 meses.
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna possui mais de 2.500 lojas espalhadas por 12 países. Para conhecer mais sobre a franquia, clique aqui.