O mercado de franquias segue aquecido e lucrativo no país. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os resultados da pesquisa trimestral de desempenho do setor, com mais um crescimento.
O levantamento leva em consideração o terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro). O setor de alimentação, que inclui as franquias da Havanna, mais uma vez foi um dos destaques em termos de faturamento e abertura de unidades.
A associação disponibiliza todos os relatórios no seu portal.
Principais resultados
De acordo com a pesquisa da ABF, o mercado cresceu 11,4% no 3º trimestre, em comparação com o mesmo período de 2022. A variação representou um acréscimo de 11,9 mil novas operações em todo o país. No total, são 191.346 unidades de franchising ativas.
Além disso, o faturamento chegou a R$ 62,6 bilhões, uma adição de R$ 6,4 bilhões em relação ao ano passado. Esse é o melhor resultado para o período desde que a pesquisa começou a ser realizada em 2019.
Confira como foi o faturamento em outros anos:
3º Tri 2019 = R$ 47,2 bilhões
3º Tri 2020 = R$ 43,9 bilhões
3º Tri 2021 = R$ 47,3 bilhões
3º Tri 2022 = R$ 56,2 bilhões
3º Tri 2023 = R$ 62,6 bilhões
Considerando o faturamento total dos últimos 12 meses analisados (outubro de 2022 a setembro de 2023), os valores chegam a R$ 231,5 bilhões.
A ABF ainda divulgou que o Brasil é atualmente o quarto maior mercado de franquias no mundo, representando 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto).
O setor também representa 1,6 milhão de empregos diretos criados. Só no 3º trimestre, foram 1,6 mil contratações contabilizadas pelo Brasil.
Para a ABF, o crescimento foi impulsionado principalmente pela retomada da economia brasileira, a confiança do consumidor e a busca por parte dos empreendedores por negócios com menor risco.
Franquias de alimentação em destaque
O segmento de alimentação (food service) concentrou os melhores resultados entre todos os setores. O faturamento no período foi de R$ 13, 2 bilhões, um aumento de 17,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2022.
Houve também um crescimento de 10,5% no crescimento de novas operações em funcionamento, saltando de 31.102 no passado para 34.370 em 2023. Ainda de acordo com a ABF, o faturamento médio por unidade no trimestre ficou em R$ 382,5 mil.
Segundo a associação, entre os principais fatores que justificam esse desempenho estão:
– Aumento no número de marcas e unidades;
– Incremento no faturamento médio por operação;
– Lançamento de novos produtos;
– Reformulação de cardápios e do portfólio
O segmento de saúde, beleza e bem-estar ficou em segundo lugar com aumento de 13,7% na receita. Já em terceiro lugar, aparece o setor de segmento e lazer com 12,4%.
O quarto lugar foi do setor de alimentação, porém focado na comercialização e distribuição, como supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência. O índice de crescimento foi de 11,8%, tendo como uma das principais razões o aumento no engajamento nas lojas físicas.
Seja um franqueado Havanna!
Se você é empreendedor e deseja também aproveitar o bom momento do franchising para investir, não deixe de conhecer a Havanna.
Fundada em 1939, a Havanna é uma cafeteria referência em iguarias argentinas. Reconhecida por seu doce de leite e alfajores, a empresa está presente em 2.500 pontos de venda em 12 países. No Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades em operação.
O modelo de negócio possui opções com investimentos de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com lucratividade de 12 a 15% e retorno de 18 a 36 meses.
A Havanna oferece projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional, apoio de marketing, treinamento e capacitação e serviço de atendimento ao franqueado.
Para mais informações, clique aqui.