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Em qual segmento devo investir? Saiba o que pesquisar antes de se tornar um franqueado!

Investir em uma franquia pode ser uma excelente opção para quem busca iniciar um negócio com riscos reduzidos, mas como escolher o segmento ideal? 

Confira todas as opções a seguir, saiba um pouco sobre o nicho de mercado de cada uma e perspectivas para os próximos anos.

Por que investir em uma franquia?

Abrir uma franquia é uma opção atraente para empreendedores que buscam iniciar um negócio com riscos reduzidos e maior probabilidade de sucesso

Afinal, com este modelo de negócio é possível operar sob uma marca já estabelecida e reconhecida no mercado, cujo modelo de negócio já foi testado e aprovado, além de possuir uma operação consistente e padronizada. 

Ao adquirir uma franquia, o franqueado conta com suporte contínuo da franqueadora, incluindo treinamentos, orientação na gestão e estratégias de marketing. 

E esse sistema também oferece vantagens como economia de escala na compra de insumos, campanhas de marketing por preços mais atrativos e acesso a inovações constantes desenvolvidas pela rede. 

Qual o maior atrativo dessa opção?

Para muitos empreendedores o maior atrativo dessa opção é o risco reduzido de fracasso

Com uma taxa de insucesso significativamente menor que a de negócios independentes, as franquias proporcionam uma estrutura sólida e um caminho “desenhado” e mais seguro para o êxito de quem investe neste modelo de negócio.

O que reduz significativamente riscos típicos enfrentados por novos empreendedores, como não saber como garantir que a operação seja adequada, não consiga investir em campanhas de marketing ou precise adquirir uma obra-prima mais cara no mercado tradicional.

Fatores a considerar na escolha do segmento

Antes de escolher uma empresa de franquias para se associar, é importante se ater a fatores como:

Conhecimento do segmento

Antes de investir tempo, esforço e dinheiro em uma franquia, é indispensável que o empreendedor tenha um bom entendimento do setor em que pretende atuar

Isso inclui conhecer as tendências do mercado, os desafios específicos do segmento e as preferências dos consumidores. 

Um conhecimento sólido ajuda na tomada de decisões estratégicas, na gestão eficiente do negócio e em previsões assertivas acerca de novos comportamentos e necessidades.

Experiência prévia no nicho

Ter experiência no setor pode ser uma vantagem significativa na hora de empreender, mesmo com a segurança que a franqueadora pode oferecer. 

Ela proporciona insights valiosos sobre o funcionamento do negócio, facilita a identificação de oportunidades e ajustes e maximiza a capacidade de lidar com desafios comuns do dia a dia. 

E, embora não seja um requisito obrigatório, ter conhecimento prévio pode acelerar a curva de aprendizado e aumentar as chances de sucesso.

Capital necessário para o investimento

Outro detalhe muito importante na hora de escolher o segmento ideal, o empreendedor deve avaliar os recursos financeiros necessários para o investimento inicial, que inclui a taxa de franquia, custos de instalação, estoque inicial e capital de giro

É fundamental ter uma reserva financeira para sustentar o negócio durante o período inicial de operação, que pode variar conforme a localidade, o nicho de atuação e o tipo de negócio escolhido.

Taxas de franquia

Comparar as taxas cobradas por diferentes franqueadoras no mesmo setor é mais um detalhe indispensável, que deve ser feito pelo empreendedor, para entender o custo-benefício de cada opção. 

Isso inclui a taxa inicial, os royalties e as taxas de marketing contínuas. 

Fazer essa análise e comparar os custos é uma forma de identificar a melhor relação entre investimento e retorno potencial.

Perspectiva de crescimento do segmento

Investir em um setor com boas perspectivas de crescimento é outro fator que deve ser considerado na hora de escolher o segmento da franquia, afinal, o histórico é um bom indicador de demanda e possibilidade de crescimento.

Por isso, o empreendedor deve pesquisar tendências de mercado, mudanças no comportamento do consumidor e projeções econômicas para o setor escolhido e dados de anos anteriores, para se certificar se houve um aumento ou queda do nicho.

Esses dados podem ser consultados aqui.

Histórico do setor

Analisar o histórico do setor fornece insights valiosos sobre sua estabilidade e resiliência.

Setores com histórico de crescimento consistente ou que demonstraram capacidade de adaptação em tempos de crise podem oferecer maior segurança para o investimento se comparados à que demonstram instabilidade ou queda.

Essas informações podem ser consultadas aqui.

Potencial de lucro e projeção de vendas do segmento

Compreender o potencial de lucro e as projeções de vendas é outro fator decisivo para avaliar a viabilidade financeira do negócio. 

O empreendedor deve analisar cuidadosamente os números fornecidos pela franqueadora e compará-los com as médias do setor para ter uma visão realista do retorno esperado, além de conhecer o mercado local e seu potencial de retorno.

Localização e concorrência

A escolha da localização é outro fator crítico para o sucesso da franquia!

Antes de definir onde ficará o empreendimento é necessário avaliar o fluxo de pessoas, a acessibilidade e o perfil socioeconômico da região. 

Além disso, é importante mapear a concorrência direta e indireta na área, pois isso afetará diretamente o potencial de vendas e a estratégia de posicionamento do negócio.

Já definiu o segmento?

Então certifique-se de quais franqueadoras, dentro do segmento escolhido, oferecem suporte, treinamento, assistência em campanhas de marketing e outros benefícios.

Isso porque, apesar de ser uma prática comum no meio do franchising, nem toda rede oferece suporte completo, atendimento 24h e demais diferenciais, já que contar com um bom suporte é importante pois:

Treinamento e capacitação

Um bom suporte em treinamento e capacitação é essencial porque:

  • Garante que toda a equipe esteja preparada para operar o negócio conforme os padrões da marca;
  • Garante atualizações sobre as melhores práticas do setor;
  • Ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a gestão eficiente da franquia.

Suporte operacional

O suporte operacional é vital para franqueados, principalmente para os novos, porque:

  • Auxilia na resolução rápida de problemas do dia a dia;
  • Oferece orientação especializada para otimizar processos;
  • Ajuda a manter a qualidade e consistência dos produtos ou serviços oferecidos.

Marketing e publicidade

O apoio na hora de estabelecer estratégias e campanhas de marketing e publicidade é importante porque:

  • Proporciona acesso a campanhas profissionais que seriam caras para desenvolver individualmente;
  • Garante uma comunicação consistente da marca em todas as unidades;
  • Ajuda a atrair e reter clientes, impulsionando as vendas.

Assistência financeira e administrativa

Este tipo de assistência é menos comum, mas pode:

  • Auxiliar na gestão financeira eficiente do negócio;
  • Oferecer ferramentas para controle de custos e maximização de lucros;
  • Ajudar a manter a saúde financeira da franquia a longo prazo.

Rede de apoio e eventos para franqueados

Construir um networking com o auxílio da franqueadora pode significar, para o franqueado, a possibilidade de contar com uma rede de apoio sólida especializada, pois:

  • Oferece a oportunidade de aprender com as experiências de outros franqueados;
  • Proporciona um senso de comunidade e pertencimento;
  • Facilita a troca de ideias e soluções para desafios comuns;
  • Maximiza a inovação ao unir vários profissionais de um mesmo nicho para trocarem ideias, opiniões e experiências.

Faça parte de um dos segmentos que mais crescem!

Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.

No franchising, o segmento de alimentação é um dos mais estável e que mais vem crescendo. Fazendo da marca argentina a opção ideal para quem busca segurança e rentabilidade.

Presente em diferentes pontos comerciais como: shoppings, aeroportos, perfumarias e galerias, a marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil. Adequadas para diferentes budgets e mercados.

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