Inteligência artificial

Como a inteligência artificial pode ser utilizada nas franquias

A inteligência artificial vem cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas e consequentemente passou a ser adotada na estratégia de negócios das empresas, incluindo as franquias.

No franchising, a IA tem potencial para otimizar diversas tarefas para impulsionar ainda mais o crescimento do setor. Com isso, os franqueados podem reduzir custos operacionais e ganhar mais tempo para outras atividades.

Para 2024, a tendência é que a Inteligência Artificial continue em alta como a principal tecnologia no mercado. Entenda agora os benefícios que a Inteligência Artificial pode trazer para as franquias.

O que é inteligência artificial?

Antes de entender o papel da inteligência artificial, é necessário compreender a sua definição. A IA é uma tecnologia que visa a treinar máquinas para imitar o raciocínio humano, tornando-as capazes de resolver atividades e problemas complexos com maior rapidez.

Para que elas tenham um desempenho considerado positivo, as IAs precisam “aprender”. Por isso, esses sistemas são alimentados com uma quantidade imensa de dados. A partir disso, a IA consegue identificar padrões e fazer conexões lógicas.

Aplicações da IA no franchising

A Inteligência Artificial pode ser utilizada nos mais diferentes setores da empresa. Confira algumas das aplicações mais comuns.

Atendimento

Conhecido como chatbots, essa IA pode ser utilizada no site de venda de franquias para enviar mensagens automatizadas para possíveis compradores.  Eles também podem atuar como suporte do franqueado e até mesmo do próprio cliente que deseja fazer uma compra pela internet.

Marketing

A IA pode analisar o padrão de comportamento do consumidor e identificar tendências e padrões. Com isso, o franqueado pode traçar uma estratégia baseada em dados para aperfeiçoar a divulgação dos produtos e melhorar as vendas.

Direcionamento de funcionários

Utilizando a análise da IA, o franqueado pode verificar o desempenho individual de cada funcionário. Isso permite que ofereça direcionamento e capacitação para que os colaboradores atuem de forma mais assertiva.

Compra de insumos

Controlar o estoque de suprimentos é uma das tarefas mais difíceis do franchising. Nesse segmento, a inteligência artificial também pode ajudar.

Os compradores-robô acessam os dados de finanças de clientes e fornecedores e identificam o melhor momento para comprar insumos, evitando a falta de materiais e também o excesso de suprimentos armazenados.

Ameaças cibernéticas

Faz muito tempo que os documentos físicos foram abandonados e as principais informações da empresa ficam armazenadas no computador. Por conta disso, as empresas investem cada vez mais em cybersegurança.

A Inteligência Artificial pode auxiliar nesse processo, por meio do monitoramento de riscos contínuos, notificando sobre novos malwares e dando dicas para proteger os dados mais sensíveis.

Inteligência Artificial Generativa

A IA Generativa é apontada como uma das principais tendências para o franchsing em 2024. Diferentemente da inteligência artificial tradicional, a generativa pode ser treinada para criar novos conteúdos, e não apenas executar uma tarefa específica.

Um exemplo de IA Generativa é o próprio ChatGPT, que ficou popular no último ano por responder a perguntas complexas.

Sobre o mercado de franquias, essa tecnologia pode ser utilizada na implementação de chatbots e também na distribuição correta de tarefas para cada colaborador.

Como é uma ferramenta em constante evolução, é possível que em um futuro próximo, a IA generativa seja capaz de realizar atividades cada vez mais complexas.

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